Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcelo Camargo/Agencia Brasil
Rio Grande do Sul

RS registra mais três mortes por dengue, total chega a 14 em 2024

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 12.234 casos confirmados da doença, dos quais 10.389 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado

Redação
por  Redação
05/03/2024 15:08 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou nesta terça-feira, mais três óbitos por dengue no Rio Grande do Sul, totalizando 14 óbitos por dengue até o momento.

Os óbitos foram confirmados em Cerro Largo, onde uma mulher de 67 anos, com comorbidades, morreu no dia 22 de fevereiro. Em Frederico Westphalen, uma mulher de 26 anos, que morreu em 28 de fevereiro e não tinha comorbidades. A outra morte foi confirmada em Giruá,  na última sexta-feira (01), Um homem de 72 anos, também sem comorbidades.

 A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes.

Situação epidemiológica

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 12.234 casos confirmados da doença, dos quais 10.389 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE