Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS recebe prêmio nacional por serviços digitais oferecidos pelo Estado

Bahia e Paraná, conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Governo RS
por  Governo RS
13/08/2021 10:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Representantes do governo do Rio Grande do Sul receberam, na noite da quinta-feira (12/8), em Brasília, o prêmio pelo primeiro lugar no Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).


Os titulares da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, e da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Ana Amélia Lemos, participaram da cerimônia, acompanhados do diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, e do diretor-presidente da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, José Antonio Leal, e de outros dirigentes das duas vinculadas da SPGG.

"O Estado do Rio Grande do Sul busca cada vez mais servir o cidadão da melhor forma possível. Essa primeira posição no ranking é um reconhecimento aos nossos esforços para oferecer um governo digital, mais simples e menos burocrático, que está na palma da mão das pessoas", celebrou Gastal. A secretária Ana Amélia destacou a atuação do EDP e da Procergs na oferta de serviços digitais.

De acordo com o Ranking dos Governos Estaduais e Distrital, divulgado em julho, o RS conquistou 91 pontos, se tornando o único Estado enquadrado no nível ótimo da escala de maturidade apresentada pelo indicador. Bahia e Paraná, que conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram considerados muito bons nos quesitos avaliados.

Atualmente, o Rio Grande do Sul oferece 484 serviços estaduais – 61% deles em formato digital, somando 4,46 milhões de acessos mensais. Tudo acessível pelo portal rs.gov.br, com cartas de serviço atualizadas. A meta é chegar a 100% das funcionalidades também na forma digital até o fim de 2022.

Esta é a segunda edição do índice, divulgado pela primeira vez em 2020, quando o RS figurou na terceira posição, atrás de Minas Gerais e Santa Catarina. De forma geral, os Estados evoluíram em relação ao panorama do ano passado. O indicador mede os principais serviços públicos ofertados pelos governos estaduais e do Distrito Federal disponibilizados por meios digitais, avaliando ainda a conformidade com a legislação vigente.

O workshop da Abep-TIC em Brasília segue nesta sexta-feira (13/8), quando o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal, fala sobre "Proposta de estratégia de acordo entre as Prods para contratação de provedores de nuvem pública".


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE