Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS recebe 29.180 doses de Coronavac para vacinar crianças de 3 e 4 anos

Imunizantes chegaram ao Estado na tarde desta segunda-feira, 16.

Ascom SES
por  Ascom SES
16/01/2023 22:02 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul recebeu um novo lote de vacina Coronavac na tarde desta segunda-feira (16/1). As 29.180 doses do imunizante contra a covid-19, que chegaram ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 15h, serão aplicadas em crianças de três e quatro anos que ainda não receberam a primeira dose, de acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Foto: Felipe Dalla Valle/Arquivo Palácio Piratini

Conforme o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde (SES), até esta segunda-feira (16/1), 20,6% das crianças desse grupo foram imunizadas com a primeira dose, o que representa o percentual mais baixo de todas as faixas etárias no Estado. Com a chegada das vacinas, a diretora do Cevs, Tani Ranieri, espera que a vacinação avance nesse público.

“Como já distribuímos 100% da dose 1 para quem tem acima de cinco anos, os municípios devem fazer um chamamento e vamos agora avançar na vacinação de crianças de três e quatro anos, que ainda não têm 100% de vacinas distribuídas”, explicou.

Da mesma forma que nas remessas anteriores, as vacinas chegaram ao Estado em caixas térmicas de alta resistência, sendo recebidas por técnicos do Cevs. A carga seguirá para o Centro de Abastecimento e Distribuição da SES, que avaliará se a temperatura do acondicionamento dos frascos é a adequada.

Do lote, 14.590 doses serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para a aplicação da primeira dose. A definição da quantidade tem como critério o total de vacinas já disponibilizadas anteriormente aos municípios, de modo a cobrir a necessidade da faixa etária. As outras 14.590 ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para a aplicação da segunda dose, com intervalo de quatro semanas.

Vacinas da Pfizer

Nesta terça-feira (17), 30.576 doses da vacina da Pfizer serão distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde para aplicação da segunda dose na população a partir de 12 anos. A Secretaria da Saúde também já solicitou doses da Pfizer pediátrica para imunização de crianças entre cinco e 11 anos. No entanto, não há previsão de entrega pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE