Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

RS reafirma os cuidados de prevenção à Covid-19 no transporte escolar

O transporte escolar deve obedecer ao mesmo regramento do transporte coletivo de curta distância e transporte fretado.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
05/02/2021 22:48 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As recomendações para prevenção e controle do coronavírus e outras síndromes gripais no transporte escolar no Rio Grande do Sul foram atualizadas por uma nova normativa apresentada em reunião do Centro de Operações em Emergências (COE) nesta sexta-feira (5/2).

“O objetivo é orientar a sociedade e a comunidade escolar sobre as medidas necessárias para um retorno seguro das aulas, começando já pelos transportes, que é a entrada dos muitos alunos nas escolas”, explicou o integrante do COE e auditor da Secretaria da Saúde (SES), Bruno Naundorf.

O novo texto reafirma os cuidados com o “risco de transmissão da doença respiratória e com os prejuízos associados à privação de ensino presencial – associados ao consenso internacional de manutenção das atividades de escolares”.

As recomendações apresentam o conhecimento científico atual, com objetivo de proteger professores, outros trabalhadores da educação e transporte, alunos e familiares. O transporte escolar deve obedecer ao mesmo regramento do transporte coletivo de curta distância e transporte fretado, conforme determinação do Protocolo do Modelo de Distanciamento Controlado vigente no Rio Grande do Sul.

A normativa também prevê que o transporte escolar deve obedecer e respeitar o limite de passageiros, de acordo com determinação do protocolo e manter uma listagem atualizada com nomes e endereços dos passageiros.

A publicação da Normativa 19 do Centro de Operações de Emergência (COE) da Secretaria da Saúde do Estado (SES) está disponível aqui.

Foto: Divulgação Seduc

Vacinas

Durante a reunião do COE, também foram abordados outros assuntos como a distribuição da próxima remessa de vacinas, que deve chegar ao Estado neste final de semana. São 193,2 mil novas doses da CoronaVac, representando o quarto lote de vacinas contra a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Com essas doses, o governo do Estado pretende iniciar a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde.

A vigilância genômica das linhagens de coronavírus em circulação em solo gaúcho foi outro tema pautado na reunião do COE. O número e os tipos de linhagens de coronavírus (SARS CoV-2) em circulação no Rio Grande do Sul foram divulgados no Boletim Genômico publicado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) nesta semana, disponível aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE