Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

RS inicia colheita do tabaco com perspectiva de boa safra

Cerca de 300 mil pessoas estão diretamente ocupadas com a produção, industrialização e exportação de tabaco.

Canal Rural
por  Canal Rural
31/10/2021 21:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A 4ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco ocorreu nesta quinta-feira, 28, na propriedade de Oladi e Marli Schroeder, na localidade de Faxinal de Dentro, município de Vale do Sol (RS). A perspectiva é de boa produção no ciclo 2021/2022. A secretária da Agricultura, Silvana Covatti, representou o governador Eduardo Leite no evento que ocorreu no Dia Mundial do Produtor de Tabaco. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica entre secretaria e entidades visando a integração de esforços no desenvolvimento do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco.

Foto: Evandro Oliveira/Divulgação SEAPDR

Na propriedade de 34,5 hectares, Oladi e Marli plantaram 280 mil pés de tabaco da variedade Virgínia nesta safra, além de soja, milho e criação de gado de corte. Recentemente, investiram em 64 placas fotovoltaicas para geração de energia usada para operar as estufas e outras instalações da propriedade. Neste ciclo, esperam uma boa produtividade na lavoura. “Queremos colher 50 toneladas de tabaco“, projeta Schroeder, com mais de 40 anos de experiência na atividade.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, as lavouras estão com desenvolvimento favorável, principalmente na região que plantou mais cedo, apesar das chuvas das últimas semanas e a sequência de dias com menos luminosidade. “Se tivermos tempo mais firme a partir de agora, temos condições de repetir a produtividade da última safra, que foi muito boa, de cerca de 2,3 mil quilos por hectare”, calcula Werner.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE