Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

RS estabelece plano contra gafanhotos

A Argentina já eliminou 80% da nuvem de gafanhotos que está sobre o país e planeja novas aplicações na província de Entre Rios.

Agrolink
por  Agrolink
27/07/2020 10:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Argentina já eliminou 80% da nuvem de gafanhotos que está sobre o país e planeja novas aplicações na província de Entre Rios. Aliado a isso as temperaturas mais amenas que estão de volta ao Rio Grande do Sul desde sábado não favorecem a migração dos insetos. Como forma de prevenção o Estado gaúcho editou uma Instrução Normativa que estabelece um plano de emergência em caso de entrada da praga.

A IN Nº 17/2020, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) dispõe sobre as medidas de defesa sanitária vegetal relativas à supressão e ao controle de surtos do gafanhoto migratório sul-americano.

Considerando os possíveis danos às culturas agrícolas foi instituído um Comitê de Emergência Fitossanitária além de determinar uma Rede de Vigilância para Notificação de Surtos de Schistocerca cancellata , composta pelas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA) da SEAPDR, Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) da SEAPDR e Escritórios Municipais da Emater no Estado. A notificação é obrigatória e pode ser feita por produtores rurais, trabalhadores da agricultura e residentes dos municípios.

Caso comprovado um surto poderão ser feitas aplicações aéreas e terrestres de agrotóxicos autorizadas de acordo com a legislação.

Veja a IN Nº 17/2020 na íntegra AQUI. (.pdf 398,58 KBytes)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE