Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

RS está há 21 dias sem registro de morte de mamíferos aquáticos por gripe aviária

No ano que passou, o Estado teve cinco focos de gripe aviária, todos em animais silvestres.

Ascom Seapi
por  Ascom Seapi
03/01/2024 21:49 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul não registra morte de mamíferos aquáticos por influenza aviária de alta patogenicidade, a H5N1, desde 12 de dezembro de 2023. No ano que passou, o Estado teve cinco focos de gripe aviária, todos em animais silvestres.

“Seguimos com as atividades de vigilância observacional em aves de subsistência, granjas avícolas e locais de aglomeração de aves silvestres, além de fiscalizações de biosseguridade em granjas avícolas comerciais e atendimentos de notificações de casos suspeitos”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ananda Kowalski.

Vigilância observacional em aves de subsistência, granjas avícolas e locais de aglomeração de aves silvestres prosseguem - Foto: Ascom Seapi

Em paralelo às ações do Serviço Veterinário Estadual, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) convocou todos os médicos veterinários responsáveis pelos controles higiênico-sanitários das granjas avícolas, a fim de declarar o cumprimento dos requisitos de biosseguridade dos estabelecimentos que estejam sob sua responsabilidade.

A influenza aviária afeta principalmente aves, mas, além dos mamíferos aquáticos, pode ocasionalmente atingir cães, gatos e humanos que tenham contato direto com animais infectados.

Recomendações

Nas férias de verão, em que o litoral gaúcho recebe um grande fluxo de visitantes, é necessário reforçar recomendações como:

  • não se aproximar ou tentar socorrer animais feridos ou doentes;
  • não se aproximar de animais mortos;
  • evitar circular com cães, gatos ou outros animais domésticos na beira da praia.

Não há risco à saúde de quem consumir alimentos cozidos ou industrializados, como ovos e aves.

Caso encontre animais mortos ou doentes nas praias, notifique as autoridades locais ou os órgãos do Estado pelo WhatsApp:

  • (51) 98445-2033 - Agricultura
  • (51) 98593-1288 - Meio Ambiente

Vigilância

Em 2023, o Serviço Veterinário acumulou 7.156 ações de vigilância ativa para a gripe aviária, com estimativa de 7,22 milhões de aves observadas. Além disso, houve 4.857 ações de educação sanitária, com alcance estimado de 3 milhões de pessoas.

A vigilância passiva recebeu 243 notificações de casos suspeitos, com coleta de amostras em 66 dessas ocorrências e cinco focos confirmados. Nenhum dos casos são de aves de produção – o que mantém o status sanitário do Estado e do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE