Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS deve receber 32 mil testes para Covid-19 até o fim da semana

Ministério da Saúde prevê distribuir 5 milhões de unidades ainda em abril.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
02/04/2020 09:51 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde iniciou, nessa quarta-feira, a distribuição de 522 mil testes para diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no país. A prioridade é checar se profissionais da saúde e agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis, que estejam com sintomas de infecção gripal – e, por isso, afastados do trabalho -, já desenvolveram anticorpos para a doença. Para o Rio Grande do Sul, devem ser enviados cerca de 32 mil testes. Esse é o primeiro lote de um total de 5 milhões já adquiridos pela mineradora Vale e doados ao Ministério da Saúde.

A expectativa é de que todos os estados estejam abastecidos com essa primeira remessa até o fim da semana. O restante dos testes (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda em abril. A previsão é de entrega de 1 milhão por semana.

A primeira leva compreende 468 mil testes rápidos e 54 mil de biologia molecular (veja, abaixo, para qual situação cada um serve). O Rio Grande do Sul vai receber 28.941 unidades do primeiro, e 3.384 do segundo. Pelo menos 4,5 mil testes rápidos devem ser empregados, semanalmente, para embasar uma pesquisa inédita que visa mapear, com base científica, o percentual da população gaúcha infectada pela Covid-19 e o ritmo de avanço da pandemia no Rio Grande do Sul.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas e servem apenas para marcar se a pessoa desenvolveu ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se está com o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vai ter nem sintomas”, completou.

Na semana passada, o Ministério revelou que o objetivo é distribuir 22,9 milhões de testes para diagnosticar a doença, seja por aquisição direta ou por meio de doações.

Quem deve fazer o teste rápido

Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos devem ser aplicados em profissionais dos serviços de saúde e da segurança, mas apenas após o sétimo dia do início dos sintomas, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. Esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico. Resultados negativos não excluem a possibilidade de que a pessoa esteja infectada.

Quem deve fazer o teste de biologia molecular

Além dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já distribuiu 54 mil testes de biologia molecular (RT-PCR), que servem para identificar o coronavírus ainda no início da doença. O teste é usado, prioritariamente, para diagnosticar a contaminação em pacientes internados com sintomas graves de síndrome gripal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE