Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS decreta situação de emergência por aumento de casos de doenças respiratórias em crianças

O documento fica em vigor por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme evolução dos indicadores.

O Sul
por  O Sul
06/07/2023 15:27 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta quinta-feira (06), um decreto que estabelece situação de emergência em nível estadual por conta do aumento de casos e internações de crianças em leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O documento fica em vigor por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme evolução dos indicadores.

A SRAG abrange casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.

Fica determinado que, enquanto persistir o estado de emergência, as redes hospitalares que atendem pelo SUS deverão adotar medidas administrativas para priorizar a disponibilização dos leitos clínicos de suporte ventilatórios e de UTI pediátricas para os casos de SRAG.

A Secretaria Estadual de Saúde vai coordenar ações e serviços públicos de saúde voltados ao enfrentamento da emergência mencionada no decreto e instituir diretrizes gerais para a execução das medidas cabíveis para a contenção da SRAG no público infantil. Também pode expedir atos complementares necessários à execução de medidas urgentes e ao restabelecimento da capacidade da rede pública de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE