Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS analisa possível antecipação da segunda dose de vacinas contra Covid-19

Gestores já reduziram o intervalo entre doses da AstraZeneca em cidades de ao menos sete estados do Brasil

Secom/RS
por  Secom/RS
10/07/2021 20:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) analisa estudos científicos, estoque de doses e outros fatores para avaliar uma possível antecipação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. A secretária Arita Bergmann também aguarda uma posição do Ministério da Saúde sobre o tema, solicitada na sexta-feira por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Ainda na quinta-feira, a questão do intervalo das doses começou a ser discutida por Estado e municípios em reunião da Comissão de Gestores Bipartite”, revelou. Arita, no entanto, assegura que ainda não há mudança no RS nos intervalos preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca já caiu em cidades de ao menos sete estados no Brasil. O Ministério da Saúde atualmente recomenda 12 semanas (três meses), mas os gestores dessas regiões encurtaram o prazo buscando ampliar a proteção da população contra a variante Delta do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde escolheu o maior prazo previsto em bula para aumentar o total de pessoas vacinadas com ao menos uma dose, já que a AstraZeneca oferece proteção parcial de 76% já 21 dias após a primeira aplicação. Os estados que já encurtaram o prazo para aumentar a proteção contra a variante Delta, o fizeram mesmo sem orientação do governo federal. O ministério chegou a estudar a redução do prazo, mas reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis manteve as 12 semanas.

Já divulgaram a redução do intervalo cidades de Pernambuco, Acre, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí. Houve ainda mudanças pontuais para grupos ou faixas etárias no Ceará, Alagoas e Sergipe. O estado de São Paulo também manifestou a intenção de encurtar o prazo, mas disse ainda depender de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A bula da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção e importação da tecnologia da AstraZeneca, esclarece que “a segunda injeção pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira”. De acordo com a AstraZeneca, estudos realizados até o momento demonstraram que a vacina é eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática quando aplicada “neste intervalo de tempo”, de 4 a 12 semanas. A farmacêutica disse, ainda, que a vacinação com a segunda dose após 60 dias “foi avaliada em estudos clínicos – e, por isso, está aprovada”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE