Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

RS abate bovinos com tuberculose

Abate sanitário é procedimento para evitar mais contágios.

Divulgação/Seapdr
por  Divulgação/Seapdr
20/07/2020 13:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural realizou nesta sexta-feira (17), o abate sanitário de 28 animais de Salvador das Missões que testaram positivo para tuberculose bovina. Eram todos animais da cadeia produtiva do leite.

A fiscal estadual agropecuária Andreia Cristina Bender acompanhou os exames que confirmaram a doença e também o abate sanitário dos animais, realizado em frigorifico de São Pedro do Butiá. A carne foi inutilizada na graxaria do estabelecimento. A ala de abate foi totalmente sanitizada, para evitar contaminações posteriores.

Divulgação/Seapdr

"Durante a inspeção do abate, foram encontradas lesões muito características da tuberculose na carne e vísceras, mostrando a importância da inspeção sanitária e do médico veterinário como um todo na cadeia da produção, garantindo a sanidade do rebanhos", detalha Andreia.

A tuberculose é uma doença de notificação obrigatória. Qualquer suspeita de que um animal esteja com esta enfermidade deve ser relatada às inspetorias de defesa agropecuária locais. Devido à pandemia, as inspetorias também estão realizando atendimento remoto por e-mail ou WhatsApp. Os e-mails das IDAs podem ser consultados aqui. O número de WhatsApp de cada inspetoria é o mesmo de seu telefone fixo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE