Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Rompimento da lagoa artificial da Casan deixou pelo menos 70 pessoas desabrigadas em Florianópolis

A água, que inundou as ruas do bairro, também invadiu as casas e encobriu veículos. Os moradores precisaram ser resgatados de bote pelos bombeiros.

NSCTotal
por  NSCTotal
25/01/2021 17:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao menos 70 pessoas ficaram desabrigadas e uma precisou ser levada ao hospital, nesta segunda-feira (25), após o rompimento de uma lagoa artificial utilizada pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que provocou alagamentos na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A água, que inundou as ruas do bairro, também invadiu as casas e encobriu veículos. Os moradores precisaram ser resgatados de bote pelos bombeiros.

Segundo a Casan, a ruptura das margens ocorreu devido ao excesso de chuva, que provocou um movimento na areia das dunas que contornam o lago.

Bombeiros retiraram 70 pessoas de suas casas, após inundação na Lagoa da Conceição(Foto: Diórgenes Pandini/Diário Catarinense)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação que retirou as 70 pessoas ilhadas de suas casas durou quase 10 horas e encerrou por volta das 15h30min. Uma única pessoa teve ferimentos leves e foi conduzida ao hospital. A Defesa Civil de Florianópolis informou que segue no local e, portanto, ainda não concluiu o levantamento de moradores desabrigados.

Um hostel da região serve de abrigo para algumas pessoas que tiveram suas residências inundadas. Ao menos oito pessoas se hospedaram no local até às 15h desta segunda-feira, incluindo crianças. Todas precisavam de roupas, toalhas e utensílios de higiene, segundo divulgou a página do estabelecimento.

Veículos foram encobertos e pessoas precisaram subir na copa das árvores para fugir na inundação(Foto: Diórgenes Pandini/DC)

O alagamento atingiu principalmente a Servidão Manoel Luiz Duarte, que fica abaixo da lagoa. A água e a areia seguiram para a Lagoa da Conceição, inundando também a Avenida das Rendeiras, que segue bloqueada para a passagem de veículos. Há previsão de liberação do tráfego para às 18h, segundo a prefeitura.

Em nota, a Casan informou que está com equipes nos locais atingidos pela água "levantando danos, atendendo e orientando moradores". A reportagem também questionou se a companhia encaminharia as famílias desalojadas para algum abrigo, mas não teve retorno até às 17h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE