Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Rio Grande do Sul terá inverno mais frio e menos chuvoso que o habitual

Transição dos dias mais quentes para os mais gelados pode ser acompanhada de temporais

Correio do Povo
por  Correio do Povo
21/06/2021 09:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O inverno começou à 0h32min desta segunda-feira e a estação promete ser mais fria que a média dos últimos anos no Rio Grande do Sul, segundo a análise da MetSul. Além disso, o período terá menos chuvas do que o habitual em solo gaúcho. Este é o cenário dos próximos meses no Estado.

A estação teve início com o Oceano Pacífico Equatorial sem El Niño ou La Niña. O quadro atual é de neutralidade absoluta, com anomalias de temperatura da superfície do mar de 0,0ºC tanto no Pacífico Leste (região Niño 1+2) como no Pacífico Central (Niño 3.4). Para o decorrer do inverno, a tendência é de continuidade desta condição neutra.

O inverno marca o período mais frio do ano no Rio Grande do Sul. As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul e que são responsáveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado. Quando o frio está acompanhado de um ciclone potente, é comum os gaúchos terem o vento Minuano, sensação térmica negativa, minimas muito baixas, geada ampla e, em alguns casos, neve. Ocorre que mesmo durante o inverno são normais os dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro. E em 2021 não será diferente.

Transição com temporais

A transição de períodos amenos ou quentes para frios pode se dar bruscamente com alto risco de temporais com vento forte e granizo, especialmente se estiver presente um fenômeno conhecido como corrente de jato de baixos níveis, que traz ar quente e vento Norte com forte intensidade antecedendo a chuva e os temporais. Essas correntes de vento quente a cerca de 1.500 metros de altitude são comuns horas antes da chegada de frente fria intensa associada a um grande ciclone e podem trazer temperatura muito alta mesmo à noite.

Em todos os anos, este tipo de cenário pode ser verificado e, nos casos mais extremos, pode ocorrer a formação de tornados. Os meses de agosto e setembro reservam uma maior incidência de ar quente e, portanto, formam o período em que há maior risco de temporais e até mesmo tempestades de granizo ou vendavais. Isso pode ser estendido até a primavera.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE