Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul terá fila única para atendimentos com especialistas

A previsão é que se inicie em maior escala no primeiro semestre de 2021, quando será realizado o projeto piloto em uma CRS a ser escolhida por critérios técnicos.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
09/12/2020 16:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Agilizar e dar mais transparência às filas de espera por consultas com especialistas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da implementação de um sistema único de regulação ambulatorial no Estado do Rio Grande do Sul, o Gercon. Em reunião nesta terça-feira (8), a coordenadora do Núcleo de Avaliação e Monitoramento do Departamento de Regulação Estadual, Flávia Cristina Schuck, e o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, apresentaram às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) as vantagens deste novo sistema informatizado, que deverá ser implantado em todo território gaúcho em etapas. 

A previsão é que se inicie em maior escala no primeiro semestre de 2021, quando será realizado o projeto piloto em uma CRS a ser escolhida por critérios técnicos.

“Cada especialidade terá uma fila única de pacientes em espera. A prioridade será atender, na medida do possível, cada pessoa o mais próximo possível de sua residência e também permitirá descentralizar a oferta de consultas de Porto Alegre. Hoje quase todas as especialidades que não são ofertadas em uma determinada região são encaminhadas para a capital”, explicou o diretor Elsade. De acordo com ele, todas as consultas agendadas no serviço público de saúde deverão estar devidamente cadastradas no Gercon, o que tornará a marcação das consultas um processo mais justo, transparente, ágil, resolutivo e equânime, como determinam as leis do SUS.

“É uma quebra de paradigma, de um mero agendamento para uma regulação de fato, beneficiando os casos prioritários na classificação de risco”, acrescentou a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Lisiane Fagundes.

O sistema de gerenciamento de marcação de consultas especializadas está em funcionamento em Porto Alegre e foi criado pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). O Governo do Estado também está implantando o Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), que permite uma qualificação na busca por vagas a partir de um mapa de ocupação dos leitos em tempo real.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE