Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul terá domingo de sol e muito calor

Erechim e região Alto Uruguai terá domingo de sol, com pequena variação de nuvens e temperatura máxima de 32C. Não se pode afastar temporal isolado em pontos do Estado.

MetSul/Rádio Guaíba
por  MetSul/Rádio Guaíba
18/12/2021 21:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os gaúchos vão ter um domingo com o predomínio do sol, mas nuvens aparecem. Uma massa de ar quente e seco traz elevação da temperatura. O forte aquecimento favorecerá chuva isolada de verão da tarde para a noite no Oeste e no Noroeste gaúcho.

Ante a alta temperatura não se pode afastar temporal isolado em um ponto ou outro. O domingo será muito quente em diversas áreas com calor mais intenso novamente no Oeste e no Noroeste, mas a temperatura sobe bastante em outras regiões que vinham com temperatura agradável.

Erechim e região Alto Uruguai terá domingo de sol, com pequena variação de nuvens e temperatura máxima de 32C. Não se pode afastar temporal isolado em pontos do Estado.

La Niña mais forte no Pacífico

O mês de dezembro chegou a sua metade com o fenômeno La Niña em intensificação no Oceano Pacífico, condição antecipada pela MetSul Meteorologia em seus prognósticos. O resfriamento das águas superfícies aumentou em grande parte da faixa equatorial do oceano com a chegada de águas mais frias que avançaram das profundezas.

De acordo com o último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática dos Estados Unidos, a anomalia de temperatura da superfície do mar no mar no Pacífico Central, a denominada região de Niño 3.4, era de -1,1ºC. Esta parte do oceano é a usada para designar oficialmente se há El Niño ou La Niña e o valor de -1,1ºC está dentro do território de intensidade moderada da La Niña que é de -1,0ºC a -1,4ºC.

Já o Pacífico Equatorial Leste, a região Niño 1+2, atingiu o seu resfriamento máximo até agora desde que foi declarado o atual episódio de La Niña na metade de outubro. A anomalia de temperatura da superfície do mar medida foi de -1,4ºC, portanto no limite das intensidades moderada (-1ºC a -1,4ºC) e forte (-1,5ºC a -1,9ºC). Esta região mais a Leste do Pacífico denominada de Niño 1+2, junto ás costas de Peru e Equador, é muito atentamente monitorada pela MetSul porque historicamente é a que tem a maior correlação com a chuva no Rio Grande do Sul.

Quando esta parte do oceano está mais fria do que a média durante o verão, o risco de chuva irregular e abaixo da média aumenta no território gaúcho, independente do que se esteja verificando nas demais regiões do Pacífico Equatorial.

Isso ajuda a explicar o atual cenário de chuva em volumes abaixo da média em grande parte do Rio Grande do Sul e que traz impactos já graves no campo. Agricultores têm dificuldade de plantar soja pelo solo seco e a falta de chuva abundante compromete a produção de milho com perdas irreversíveis em vários municípios e quase totais em alguns.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE