Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem dois dos seis casos suspeitos de Coronavírus no Brasil

Nova notificação no Estado trata-se de uma criança de dois anos, com passagem pela China e atendida em uma clínica de Novo Hamburgo.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
13/02/2020 18:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Caiu de 11 para seis o número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus no Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira, que também garantiu que não não houve nenhum caso confirmado em território nacional e não há a circulação do vírus em nenhum país da América do Sul. Apesar da redução, o Rio Grande do Sul tem um novo paciente em observação para o Covid-19, totalizando duas suspeitas. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o nova notificação trata-se de uma criança de dois anos, com passagem pela China e atendida em uma clínica de Novo Hamburgo. Após um período de observação, a menina já foi liberada para isolamento domiciliar. Um outro caso ainda permanece em análise, referente a uma mulher residente em Porto Alegre, também com histórico de viagem ao país asiático.

Os outros casos suspeitos no Brasil são: três estão em São Paulo e um no Paraná. Todos eles são de pessoas que viajaram para a China. Eles estão sendo analisados pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os pacientes sob suspeita estão em isolamento domiciliar, e os familiares estão orientados para prevenção de eventual transmissão do vírus.

Dos 40 casos descartados para infecção pelo coronavírus, todos foram diagnosticados como infecção por outros vírus, como o Influenza. A queda de casos suspeitos no Brasil ocorre logo após a província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia de coronavírus, registrar um salto no número de novos casos e de mortes. Segundo balanço das autoridades chinesas divulgado na noite de quarta-feira, 12, foram registradas 242 novas mortes pela doença, fazendo com que o total de vítimas ultrapasse a marca de 1.350.

Também houve a confirmação de 14.840 novos casos de contágio na região, elevando o total de infectados para quase 60 mil. O crescimento acentuado ocorre depois de autoridades locais terem anunciado uma mudança na forma de diagnóstico dos casos de Covid-19, nova nomenclatura da doença. Em um comunicado, a comissão de saúde de Hubei disse que a partir de agora passaria a incluir casos diagnosticados clinicamente. Isso significa que imagens do pulmão em pacientes suspeitos passam a ser consideradas suficientes para confirmar o vírus, no lugar dos exames de DNA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE