Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul registra a oitava morte causada por dengue em 2021

A vítima era moradora de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde mais três pessoas morreram em 2021 por conta da doença.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
04/06/2021 13:55 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que um homem de 71 anos morreu em razão de complicações da dengue. Essa é a oitava morte registrada neste ano no Rio Grande do Sul. A vítima era moradora de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde mais três pessoas morreram em 2021 por conta da doença. A região concentra quase 1/3 do total de infectados pelo vírus da dengue nesse ano.

Foto: Arquivo / Palácio Piratini

O óbito ocorreu em 6 de maio, mas só foi divulgado nesta sexta-feira. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, com dados referentes a 23 e 29 de maio, foram confirmados por testes laboratoriais 6.962 casos de dengue, o que representa 53% a mais de infectados em apenas cinco meses do que os registros consolidados em todo o ano de 2020.

Do total de infectados, 97% são casos autóctones, o que representa o maior volume nos últimos dez anos. Em algumas regiões do Estado, preocupa a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A maior parte das notificações de dengue concentra-se nas Coordenadorias Regionais de Saúde de Erechim, com 3789 doentes confirmados, e Santa Cruz do Sul, com 1956 casos em 2021.

O primeiro óbito ocorreu em 31 de março, vitimando um idoso de 90 anos em Erechim. O município do Norte do Estado registrou outras duas mortes por conta da dengue. Uma mulher de 47 anos, residente de Bom Retiro do Sul, não resistiu à doença e morreu em 20 de abril. Em Santa Cruz, além do idoso, três mulheres morreram por conta do vírus neste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE