Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul receberá 130 novos respiradores do Ministério da Saúde na próxima semana

A Secretaria da Saúde (SES) está definindo a distribuição desses equipamentos aos municípios e hospitais, e o governo anunciará a decisão nos próximos dias.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
12/06/2020 09:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul receberá, a partir da próxima semana, 130 novos respiradores do Ministério da Saúde. Os equipamentos são fundamentais no enfrentamento à Covid-19, porque ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença.

“Apesar das turbulências e trocas de comando, o Ministério da Saúde tem apoiado de forma significativa e dedicada com estruturação, habilitação de leitos e repasses de recursos. Agora, com o envio desses equipamentos tão importantes, que vão reforçar ainda mais a nossa rede hospitalar, não podemos deixar de salientar esse suporte e agradecer”, destacou o governador Eduardo Leite na atualização virtual feita nesta quinta-feira (11/6).

Do total, 80 são do modelo “beira leito”, usados nas unidades de tratamento intensivo (UTIs), e outros 50 são de “transporte”, que ajudam na manutenção da vida do paciente até ele ser transferido para outro respirador. A Secretaria da Saúde (SES) está definindo a distribuição desses equipamentos aos municípios e hospitais, e o governo anunciará a decisão nos próximos dias.

“Era um pedido que tínhamos feito ao Ministério da Saúde no final de março, pois sabíamos que precisaríamos de respiradores para abrir novos leitos de UTI e estávamos aguardando, sabendo de toda a dificuldade que há no mundo para adquirir os equipamentos. Por isso, a confirmação desse envio foi muito comemorada, porque ampliará nossa capacidade ainda mais e deixará nossa rede ainda mais estruturada”, ressaltou a diretora do Departamento de Assistência Ambulatorial e Hospitalar da SES, Lisiane Wasem Fagundes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE