Rio Grande do Sul enfrenta sábado escaldante com temperaturas que podem chegar a 40°C
. Após os 38°C registrados nesta sexta-feira no Noroeste, o fim de semana será ainda mais quente, com elevações significativas nas temperaturas em praticamente todas as regiões.
O Rio Grande do Sul terá um sábado, 6, de calor extremo sob influência de uma intensa massa de ar quente que atua sobre o estado, de acordo com a MetSul Meteorologia. Após os 38°C registrados nesta sexta-feira no Noroeste, o fim de semana será ainda mais quente, com elevações significativas nas temperaturas em praticamente todas as regiões.
Para este sábado, a maior parte dos municípios deve registrar máximas entre 35°C e 38°C, com picos que podem variar de 37°C a 40°C nas regiões Sul, Campanha, Oeste, Centro e no Noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 36°C e 37°C, enquanto na Região Metropolitana, especialmente no Vale do Sinos, as temperaturas podem chegar aos 38°C.Erechim tem previsão de temperatura máxima de 30°C
O sol predomina durante todo o dia, embora o forte aquecimento favoreça o desenvolvimento de nuvens esparsas, sobretudo no período da tarde.
O calor intenso continua no domingo, 7, quando a MetSul alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e temporais muito isolados, acompanhados de vento forte e granizo, especialmente na Metade Oeste do estado, entre a tarde e a noite.
As autoridades recomendam hidratação frequente, evitar exposição prolongada ao sol e atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.