Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul deve ter chuva intensa e fortes temporais domingo

Climatempo prevê chuva intensa na região do Alto Uruguai Gaúcho para este domingo, podendo chegar a 79mm. A temperatura deve ficar entre 17°C e 26°C.

CP/Metsul
por  CP/Metsul
30/01/2021 21:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sol até pode aparecer em diferentes cidades em alguns momentos neste domingo, mas a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul. Uma área de baixa pressão reforça a instabilidade e, ao interagir com o ar quente tropical, formará muitas nuvens de tempestade.

Chove em todas as regiões no decorrer do dia e a MetSul alerta para episódios isolados de chuva muito intensa com altos volumes e ainda para prováveis temporais localizados com vendavais que podem ser fortes, não se descartando ainda granizo.

Climatempo prevê chuva intensa na região do Alto Uruguai Gaúcho para este domingo, podendo chegar a 79mm. A temperatura deve ficar entre 17°C e 26°C.

Neste sábado, a Defesa Civil emitiu um novo alerta de chuvas intensas e rajadas de vento de até 80 km/h, válido pelas próximas 24 horas.

Por que tem chovido tanto no RS nos últimos dias?

O Estado atravessa um período de enorme instabilidade desde o começo da semana com chuva e temporais frequentes. Os acumulados em diversas cidades desde domingo somam mais de 100 mm e há pontos isolados com mais de 200 mm. Por quê? A resposta está no caminho que a umidade percorre no Brasil, os chamados rios voadores.

A umidade no verão tem sua posição normal no sentido da Amazônia para o Centro-Oeste e a Região Sudeste. Nestes dias está com a orientação geográfica da Amazônia pro Centro-Oeste e o Sul do Brasil. Os estados do Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul, estão recebendo aporte de umidade tropical enorme. Soma-se atmosfera úmida com ar quente numa combinação perfeita não apenas para chuva, mas também tempestades.

Este caminho da umidade é mais comum no inverno, quando o Brasil Central passa pela sua temporada seca. Faz muitos dias, entretanto, que se observa junto ao Nordeste do Brasil um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que inibe a chuva em muitas áreas do Nordeste brasileiro e parte da Região Sudeste, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por isso, a cidade do Rio de Janeiro tem vivido dias tórridos de sol. Este padrão de umidade com chuva e temporais frequentes aqui persistirá ainda por vários dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE