Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Rio Grande do Sul adotará pela primeira vez o vazio sanitário da soja

Período em que presença de plantas vivas da espécie não pode ocorrer no campo irá de 13 de julho a 10 de outubro.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
28/06/2021 13:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul adotará pela primeira vez o vazio sanitário da soja, período em que não pode ocorrer a presença de plantas vivas da espécie no campo, entre 13 de julho e 10 de outubro de 2022, no calendário da safra 2022/2023. A medida, já discutida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) com entidades do setor, é uma tentativa de frear o avanço da ferrugem asiática, principal doença do cultivo da oleaginosa no Brasil. Antes disso, será estabelecido que o calendário de semeadura terá 110 dias e entra em vigor já na safra 2021/2022, quando irá de 11 de outubro a 28 de janeiro.

A discussão é guiada pela portaria 306 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicada no dia 13 de maio, que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. O texto prevê que cada estado deve estabelecer o período de vazio sanitário em seu território. A Seapdr tem até 31 de julho para comunicar oficialmente ao Mapa o calendário que vai adotar.

Segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, os produtores que descumprirem o vazio podem sofrer sanções, mas na prática o efeito da restrição é considerado limitado no Rio Grande do Sul, uma vez que o frio e a geada já contribuem para que não haja plantas vivas durante o inverno. “O efeito maior será na concentração dos 110 dias de plantio da soja”, prevê.

A preocupação com a ferrugem da soja ganhou força nos últimos anos em razão do aumento da resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença, aos princípios ativos utilizados para combatê-lo. A ferrugem provoca o desfolhamento precoce da planta e prejudica a formação do grão. Felicetti diz que não há previsão de novos ingredientes de controle.

Na safra 2020/2021 foram observadas ocorrências da ferrugem asiática perto do Leste do Estado, o que é incomum, segundo Felicetti. O Noroeste e o Norte têm apresentado as maiores resistências aos ingredientes ativos. As informações relacionadas à presença da doença na última safra podem ser conferidas no site www.emater.tche.br.

O coordenador da Comissão de Grãos da Farsul, Elmar Konrad, afirma que a maior parte das lavouras gaúchas de soja já é semeada após 11 de outubro, o que indica que o vazio não deve provocar grandes alterações. Também observa que o encerramento da semeadura em 28 de janeiro permite o plantio da “safrinha” após a colheita do

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE