Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Reunião Regional da Fecomércio-RS encerra sua agenda do ano em Erechim

O evento reuniu dirigentes e representantes do Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Sindilojas Três de Maio, Sindilojas Celeiro, Sindilojas Fronteira Noroeste, Sindiagro e Sincopeças-RS.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
19/10/2022 15:14 – atualizado há 8 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Sindilojas Alto Uruguai foi o anfitrião, nesta terça-feira, dia 18, no Blue Open Hotel, em Erechim, da última edição do ano da Reunião Regional da Fecomércio-RS. O evento reuniu dirigentes e representantes do Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Sindilojas Três de Maio, Sindilojas Celeiro, Sindilojas Fronteira Noroeste, Sindiagro e Sincopeças-RS.

“Lembro a todos aqui que as Reuniões Regionais têm o objetivo de discutir pautas de interesse dos líderes sindicais, trocando experiências e buscando o fortalecimento dos sindicatos. Por isso, viemos aqui para ouvir nossos líderes sindicais sobre a situação do comércio e dos serviços em suas bases”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, na abertura do evento.

O presidente do Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, José Gelso Miola, iniciou sua manifestação falando da força econômica e do comércio dinâmico do município de Erechim. “Nosso comércio é diversificado, produzimos para o mundo todo, ônibus, energia, carne, o que resulta em uma economia pujante. Temos uma diversidade cultural imensa, nosso comércio é diversificado, nossa indústria e agronegócio exportam, somos o segundo município mais seguro do Rio Grande do Sul”, contou o presidente Miola com entusiasmo.

SOLUÇÕES PARA SINDICATOS EMPRESARIAIS

A gerente do Núcleo Jurídico Sindical e Trabalhista, Márcia Duarte, iniciou a parte de soluções da Fecomércio-RS falando sobre os procedimentos pós-eleições sindicais uma vez que alguns sindicatos ainda estão atualizando seus dados junto ao Ministério do Trabalho e Previdência. A gerente também fez um apanhado das convenções coletivas firmadas até agora pelos sindicatos empresariais.

Na sequência, o assessor de Relações Governamentais, Adriano Beuren, falou sobre a plataforma digital da Federação, a Representa+, que permite a participação de empresários na consulta, opinião e atribuição de grau de prioridade nos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa e possuem atuação da Fecomércio-RS.

Também presente na reunião, o gerente do Núcleo de Negócios da Fecomércio-RS, Leonardo de Paula, falou sobre as soluções da entidade para gerar mais receita para os sindicatos. Ele apresentou uma série de serviços que a Federação disponibiliza para o sindicato comercializar, ficando um percentual combinado da receita inteiramente para a entidade sindical filiada. “Todos estes serviços estão à disposição para comercialização por parte de vocês, tendo como objetivo final trazer receitas recorrentes para os sindicatos e minimizar as dificuldades”, destacou o executivo.

LAB FECOMÉRCIO-RS

O Lab Fecomércio-RS foi apresentado pela gestora de Comunidade do Lab, Camila Tubin. Ela reforçou que o espaço, que abriga startups com soluções de melhoria para o setor, está de portas abertas para estreitar esse vínculo de inovação com os sindicatos. As soluções apresentadas por Camila já estão em funcionamento e preveem de 6% a 25% de retorno para o sindicato que contratar alguma delas.

A analista técnica da Gerência de Turismo, Priscila Gurgel, trouxe para a pauta o projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que consiste em um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo, principalmente após o impacto da pandemia. O processo é participativo e inclui a elaboração de estudos preliminares e de benchmarking, além da realização de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, considerando as características regionais. As pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável do setor.

SINDICATOS LEVAM PAUTAS REGIONAIS PARA O EVENTO

As diretoras do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini, e do Senac Erechim, Lucieli Tubin, falaram da atuação das duas entidades no município. O Sesc já atua há 67 anos na cidade e oferece academia, ginásio poliesportivo, biblioteca, auditório e consultório odontológico, além do Programa Criar Sesc, Iniciação Esportiva, Maturidade Ativa e Mesa Brasil Sesc. Até setembro de 2022, o Sesc Erechim já realizou mais de 13 mil atendimentos e possui 102 alunos matriculados no EJA EAD Ensino Médio.

Diretora do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini, falou sobre a atuação da entidade

Lucieli trouxe informações sobre o Senac da região que abrange, atualmente, 41 municípios. A unidade atende com formação inicial e continuada, oferecendo cursos na área de idiomas, aprendizagem comercial, cursos técnicos, Programa Senac de Gratuidade, Ensino a Distância além de outras atividades. A diretora destacou o Senac Soluções Corporativas que desenvolve programas de capacitação customizados para as necessidades de cada empresa.

Diretora do Senac Erechim, Lucieli Tubin, também falou sobre a sua entidade

Adriano Beuren voltou ao palco para fazer uma análise do primeiro turno das Eleições 2022 e a composição do Senado Federal, da Câmara de Deputados e da Assembleia Legislativa. Ele também falou sobre o momento político atual e as perspectivas para o próximo Governo Federal e Estadual, que terão as votações do segundo turno no próximo dia 30. O assessor do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Moisés Lucchese Mendes, ainda falou sobre o reajuste da tabela do Simples Nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE