Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Fernanda Tacca Angonese/E,mater/RS-Ascar
Agro

Rendimento da cultivar BRS 254 é destaque em seminário do solo em Entre Rios do Sul

Seminário sobre solo, foi realizado na sexta-feira, dia 06, no Clube da Fase, dentro da programação da Expo Rios 2022.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
09/05/2022 13:38 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Agricultura conservacionista: A arte do manejo em um agro de oportunidades foi o tema da palestra do coordenador geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, no seminário sobre solo, realizado na sexta-feira (06/05), no Clube da Fase, dentro da programação da Expo Rios 2022. Participaram cerca de 80 pessoas, entre estudantes e produtores. O evento foi aberto com as presenças do prefeito Jairo Leyter, do presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Secco, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e do secretário municipal da Agricultura, Dejacir Luiz Czarnobay.

Em sua palestra, Lemanski destacou o rendimento da cultivar de trigo BRS 254 na safra 2020/2021, com cerca de 8 mil kg/hectare. Segundo ele, uma produção recorde. Este trigo foi desenvolvido em 2005, ou seja, demorou 15 anos para que o produtor chegasse à expertise para atingir o máximo de produção dessa variedade, observou. O pesquisador ressaltou ainda que a produção agrícola precisa manejar bem o solo e gerar renda no inverno, outono e verão, utilizando bem as forrageiras de inverno, dentro do sistema da agricultura conservacionista.

Nesse contexto, apresentou estudos da Embrapa Trigo com diferentes formas de manejo numa série histórica de 2003 a 2018. Nas áreas onde houve o uso de sulcador profundo, ocorreu um aumento de dez sacas de soja por hectare, demonstrou.

Na oportunidade também foi entregue à agroindústria Mello o certificado de cadastro no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), política pública da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.

O seminário foi promovido pela Prefeitura de Entre Rios do Sul, Associação Comercial (Aciers), Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar, vinculada à Seapdr, e integrou a programação da Expo Rios 2022, realizada de sexta-feira a domingo (06 a 08/05), marcando as comemorações dos 34 anos de aniversário do município.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE