Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Regiões de Caxias do Sul e Uruguaiana retornam para bandeira laranja nesta segunda-feira

Decreto estadual autoriza redução do nível de restrições também para Bagé e Santa Rosa, que migraram para amarela, desde a 0h

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
22/06/2020 13:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sétima rodada do Distanciamento Controlado, cujo mapa preliminar foi divulgado no sábado (20/6), quatro regiões apresentaram melhora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde e passaram para bandeiras menos restritivas. Conforme o Decreto Estadual 55.321, publicado neste domingo (21/6), essas quatro novas bandeiras estão valendo desde a 0h desta segunda-feira (22/6).

Reunião do Gabinete de Crise da Covid-19 analisa 30 recursos recebidos de associações e municípios - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As regiões de Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha (risco alto) na última semana, migraram para laranja (risco médio). Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para a amarela (risco baixo). Essas quatro regiões já podem adotar protocolos menos restritivos até as 23h59 da próxima segunda-feira (29/6).

Conforme o governador Eduardo Leite esclareceu na transmissão ao vivo de sábado (20/6), as oito regiões que apresentaram piora nos indicadores ainda não mudam as bandeiras. Pela primeira vez, o governo abriu prazo para que as associações de municípios pudessem apresentar recurso.

O período de 24 horas pré-determinado se encerrou no final da tarde de domingo. Na manhã desta segunda-feira (22/6), o Gabinete de Crise analisa os 30 recursos recebidos de associações e municípios. À tarde ocorrerá a divulgação das bandeiras definitivas, que serão vigentes a partir da 0h de terça-feira (23/6).

Portanto, as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que migraram de bandeira laranja para vermelha, e Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que passaram de amarela para laranja, ainda não estão com restrições mais rigorosas em vigor.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, lembra que o Decreto 55.321 já determina que, a partir da próxima rodada do Distanciamento Controlado, a ser divulgada preliminarmente na sexta-feira (26/6), as regiões que tiverem melhora nos indicadores e forem classificadas em uma bandeira menos restritiva, essa nova bandeira já terá vigência à 0h de sábado (27/6). Ou seja, não haverá necessidade de aguardar o Gabinete de Crise para a determinação do mapa semanal definitivo.

Todas as informações, com o mapa preliminar e o posterior definitivo, bem como os protocolos de cada bandeira, estão disponíveis no site www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE