Região de Machadinho recebe Indicação Geográfica da erva-mate em evento histórico
Reconhecimento do INPI valoriza a tradição, garante autenticidade ao produto e fortalece produtores dos dez municípios que integram a área da IG.
A Região de Machadinho viveu um momento histórico com a entrega oficial do Certificado de Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate Região de Machadinho, em evento realizado no CTG local com produtores, autoridades e representantes dos dez municípios envolvidos. O reconhecimento, concedido pelo INPI, confirma a notoriedade, a qualidade e a tradição da erva-mate produzida na região.

Para Ilvandro Barreto de Melo, da Emater/RS-Ascar, a IG inicia um novo ciclo para a cadeia produtiva, valorizando produtores, território e identidade regional. A presidente da Apromate, Selia Regina Felizari, ressaltou o trabalho de mais de 30 anos dos agricultores, com práticas sustentáveis e incentivo à sucessão familiar, destacando que o selo garante autenticidade e fortalece a competitividade no mercado.
A área da IG engloba os municípios de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.