Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Região da Serra abre mais leitos de UTI e vive expectativa de sair da bandeira vermelha

Do sábado até a sexta-feira, o número de leitos de UTIs na região subiu de 193 para 224.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
19/06/2020 14:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A região da Serra está ampliando o número de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) para tentar sair da bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul. Entre quarta e quinta-feira, 31 novos leitos de UTIs foram abertos nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Gramado. Com isso, a capacidade de atendimento destas unidades subiu para 224.

Em Caxias do Sul, o Complexo Hospitalar Unimed passou a contar com cinco novos leitos. Em Farroupilha, o Hospital São Carlos teve cinco UTIs habilitadas pelo Estado. Bento Gonçalves havia anunciado nessa quarta-feira mais três leitos e confirmou na quinta-feira outros 10, no Hospital Tacchini. A instituição de saúde chegou a 50 locais de tratamento intensivo à disposição da comunidade. Por fim o Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, teve oito novos leitos de UTI para tratar a Covid-19.

| Foto: Andréia Copini / Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação / CP

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, disse que desde o sábado passado, dia 13 para esta sexta-feira, houve uma queda de 156 para 139 pacientes internados em UTI nos hospitais da Serra. E por outro lado ampliou-se de 193 para 224 os leitos deste tipo de unidade de cuidados intensivos.

Breda destacou o esforço conjunto das prefeituras, hospitais e entidades empresariais para que houvesse essa ampliação. Ele afirmou estar otimista no retorno da região da Serra para a bandeira laranja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE