Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Economia

Reforma Tributária: fase de cálculos define alíquotas do novo imposto

A expectativa é de que os percentuais variem para alguns setores da atividade produtiva.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
11/06/2023 17:54 – atualizado há 4 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse na última semana que os parlamentares e o governo estão debruçados em cálculos para identificar quais devem ser as alíquotas do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) necessários para manter a carga tributária atual sem afetar o bolso dos brasileiros. A expectativa é de que os percentuais variem para alguns setores da atividade produtiva.

Em um primeiro momento, o governo chegou a sugerir uma alíquota única de 25% que não agradou a setores da sociedade e devem ser definidos posteriormente na regulamentação da emenda constitucional. Durante as audiência públicas do grupo de trabalho, alguns setores trouxeram cálculos e cobraram simulações do Legislativo, e afirmaram que áreas como saúde, educação e transporte público precisam de alíquotas diferenciadas.

“Quando a gente trata diferente um setor e a gente reduz uma alíquota para um determinado setor, se isso não estiver calibrado dentro da carga tributária total, você pode forçar para que a alíquota padrão seja maior", explicou Ribeiro à Agência Câmara.

O objetivo, diz o deputado, é calcular as desonerações e as alíquotas diferenciadas para chegar ao equilíbrio. A alíquota única partia da premissa de que o setor de serviços paga menos impostos sobre consumo do que a indústria.

Com mais etapas de produção, a indústria seria mais prejudicada em relação à cobrança de imposto sobre imposto que acontece no sistema atual. Mas o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, tem insistido que o setor de serviços não considera todo o crédito tributário que terá no novo sistema. O restante das possíveis perdas seria compensado pelo crescimento econômico a ser gerado pela reforma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE