Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Rede Estadual de Ensino do RS alcança primeiro lugar no ranking do Enem

Estado tem o melhor nível de proficiência do país nos quesitos de Redação e Prova Objetiva.

Ascom Seduc
por  Ascom Seduc
03/07/2020 09:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No comparativo com as redes estaduais das 27 unidades federativas, os alunos gaúchos obtiveram, em 2019, o melhor nível de proficiência em Redação e Prova Objetiva, com notas de 569,88 e 491,7, respectivamente. Os dados foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira (1°/7).

Em 2018, a Rede Estadual foi a quarta colocada em Redação com nível de proficiência de 488,13. Na Prova Objetiva, no mesmo ano, o desempenho chegou a 503,2, o que garantiu a quinta colocação.

Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, o resultado é fruto da dedicação de servidores e educadores da Rede. Além disso, o monitoramento constante dos dados escolares, coordenados pelo Departamento de Planejamento da Seduc, foi um fator determinante.

“Realizamos um trabalho focado na redução da evasão escolar e com contato próximo das escolas e da comunidade escolar por meio de projetos como o Seduc em Missão. Acima de tudo, contamos com uma equipe interna de servidores comprometidos e professores que, mesmo diante de tantos desafios, trabalham de forma incessante para transformar a educação do Estado”, destaca.

Criado em 1998, o Enem é uma prova realizada pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. É utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. O resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como em algumas universidades no exterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE