Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Reconstituição da morte de Rafael Winques está marcada para a tarde desta quinta em Planalto

Menino, de 11 anos, foi encontrado morto no final do mês de maio

Correio do Povo
por  Correio do Povo
18/06/2020 13:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A reconstituição da morte do menino Rafael Winques, em Planalto, no Norte do Rio Grande do Sul, está marcada para esta quinta-feira, às 18h. A população de Planalto vive um clima de expectativa em relação ao desfecho das investigações.

Rafael Winques foi encontrado morto no final do mês maio | Foto: Arquivo pessoal / Reprodução / CP

Rafael foi dado como desaparecido no dia 15 de maio e o corpo foi encontrado 10 dias depois. A mãe dele, Alexandra Dougokenski, de 33 anos, é a principal suspeita por ter confessado o crime. Ela e o irmão da vítima, de 17 anos, irão participar da reconstituição.

A chefe do Instituto Geral de Perícias GP, Heloísa Helena Kuser, afirma que a reconstituição é uma perícia complexa e que a ação não tem hora para terminar. A reconstituição é uma peça importante para encaminhar a elucidação dos fatos e finalizar o inquérito aberto pela Polícia Civil logo após o corpo do menino ser encontrado numa casa próxima de onde residia com a mãe e irmão.

No depoimento Alessandra disse que deu dois comprimidos de Diazepam ao menino, porque ele estaria muito nervoso, mas que não pretendia matá-lo. Ela disse ainda que Rafael não respirava e que decidiu esconder o corpo, que foi encontrado na casa ao lado da residência da família. O corpo estava dentro de uma caixa, com as mãos e pés amarrados e uma corda em volta do pescoço, além de ter o rosto coberto por uma sacola de pano. Alexandra está presa de forma temporária no Presídio Feminino de Guaíba, na região Metropolitana.

A reconstituição é uma das mais complexas perícias criminais realizadas pelo IGP, será realizada pela perita criminal Bárbara Cavedon, do Departamento de Criminalística do IGP. A medida foi solicitada pela autoridade policial que preside o inquérito, o delegado Ercílio Carletti. O objetivo é verificar a viabilidade dos fatos como foram narrados pelos envolvidos.

Segundo a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a Reprodução Simulada dos Fatos será fundamental para esclarecer as circunstâncias e dinâmica do crime, além da participação das pessoas envolvidas.

Para Heloisa Kuser, a realização da reconstituição demonstra a importância do IGP em apresentar as provas periciais e o empenho da instituição para a revelação dos fatos. A chefe da Polícia Civil do Estado, Nadine Anflor disse que a polícia quer evitar aglomerações, garantir a segurança da população e da Alexandra. No local estará um ônibus da Polícia Civil, que funciona como sala móvel, dando o apoio tático. O isolamento da área terá apoio da Brigada Militar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE