Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Receita disciplina informações para concessão de créditos do Pronampe

A Portaria estabelece que as informações serão enviadas pela Receita

Clicorg
por  Clicorg
09/06/2020 21:02 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) disciplinou o fornecimento de informações para fins de análise para a concessão de créditos a microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que prevê o repasse de R$ 15,9 bilhões para a recuperação e o fortalecimento dos pequenos negócios.

A concessão da linha de crédito para pequenas e microempresas minimizarem os impactos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus deve ser efetivada ainda esta semana pelas instituições bancárias, segundo o presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes.

A informação foi dada na segunda-feira (8), durante reunião remota da Comissão Mista do Congresso que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à Covid-19.

Dentre outros, a Portaria estabelece que as informações serão enviadas pela Receita:

• às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, e às microempresas e empresas de pequeno porte não optantes pelo Simples Nacional.

Serão encaminhados aos agentes financeiros operadores da linha de crédito, de forma eletrônica:

• a relação de números de inscrição no CNPJ das microempresas e das empresas de pequeno porte que atendam aos critérios formais para obtenção de crédito no âmbito do Pronampe;

• os valores do capital social; e

• os respectivos hash codes.

O encaminhamento não inclui valores de receita bruta das empresas nem qualquer informação protegida pelo sigilo fiscal.

No ato da solicitação de análise do crédito a microempresa ou a empresa de pequeno porte fornecerá ao agente financeiro participante os dados constantes do comunicado eletrônico a este encaminhado.

Para fins de validação do hash code encaminhado pela RFB, caberá ao agente financeiro gerar o hash code da empresa solicitante do crédito com base nos dados por esta fornecidos, observado o padrão SHA-256.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE