A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmaram para 14 de setembro o retorno do atendimento presencial nas agências da Previdência Social em todo o país. A suspensão do atendimento ocorreu em março em razão da pandemia de Covid-19
Com isso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos – o aplicativo Meu INSS e a Central 135 – fica prorrogado até 11 de setembro. Mesmo após a reabertura das agências, a expectativa é de que ele continue sendo realizado. Os prazos vão constar em Portaria Conjunta a ser publicada nesta segunda-feira.
Conforme o INSS, a reabertura “gradual e segura” vai considerar as especificidades de cada agência, que deve avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência vai ser parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento exclusivo a segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos.
Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio desses canais, como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.