Rally dos Sertões abre disputa neste sábado com dupla gaúcha empolgada
Pai e filho vão para mais um desafio no maior evento de rally do Brasil.
Os números que envolvem o Rally dos Sertões são sempre impressionantes. Especiais (trechos cronometrados) atravessando vários estados, mais de 150 veículos alinhados para o grid de largada, competidores de vários estados e uma disputa épica que inicia neste sábado, dia 26.
Neste ambiente, de muita história, paisagens e desbravamento, está a dupla gaúcha, José Carlos Schorr e o filho, José Carlos Bondan Schorr, da cidade de Novo Hamburgo. Eles já estão em Goiânia, GO, desde o meio da semana. Lá, já tiveram as primeiras atividades como vistorias e neste sábado largam para o primeiro dia de competição.

O início será marcado por prólogo (definição do grid de largada), na cidade de Senador Canedo e a primeira especial do Rally, o super-prime, na capital, em pista montada na Área Flamboyant, ao lado do Centro Cultural Oscar Niemayer.
Esta será a terceira vez que pai e filho estarão competindo juntos no Rally dos Sertões, tendo sido quarto colocados na edição de 2023 e terceiro em 2024. A bordo da Mitsubishi Triton, eles competem na categoria Stock.
“Está começando, a adrenalina e ansiedade vão aumentando, mas estamos preparados, a equipe toda muito motivada para que possamos fazer um bom rally”, destaca o navegador.
O projeto Rally dos Sertões é desenvolvido pelo Automóvel Clube de Severiano de Almeida, com patrocínio da Himaco e da Bertolini, com financiamento pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes.
Sertões 2025
Roteiro
26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
27/7 – Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km
Após um deslocamento curto, competidores vão atravessar estradas vicinais de piso duro entre pequenas fazendas, com muitas curvas. Técnica, a especial vai exigir de pilotos e navegadores já nos primeiros quilômetros.
28/7 – Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km
A mais extensa especial do Sertões 2025 começa rápida em estradas de fazenda com uma passagem por serra – serão cerca de 100km neste tipo de piso. Após o reabastecimento, o cenário se modifica: entram as estradas estreitas de areia, técnicas e com muitas curvas. Nos últimos quilômetros os caminhos se estreitam ainda mais por entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial.
29/7 – Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km
O trecho cronometrado se inicia em uma área de mata fechada, com possibilidade de alguns atoleiros. Segue por estradas vicinais estreitas, de piso semelhante ao da região do Seridó.
30/7 – Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km
Estradas vicinais sinuosas compõem a primeira parte da especial até o km 78, quando se inicia a subida de uma serra íngreme com piso de pedras pelos próximos 13 km. O percurso segue técnico e exige atenção especial até o km 131, quando se inicia uma sequência de 10 km com trechos de trial. Caminhos estreitos e com pedras fecham o desafio do dia, o primeiro da Maratona. Será preciso ter cuidado com os pneus para evitar furos. Em Xique-Xique, apenas os próprios competidores poderão fazer a manutenção dos próprios veículos, dentro do tempo estabelecido pelo regulamento.
31/7 – Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km
No segundo dia da Maratona pilotos e navegadores se encontram com as areias da região de Xique-Xique. Elas são o terreno pelos primeiros 224 km de especial – estradas largas com areia dura. Em seguida é a vez de um trecho de serra com pedras que concluirá a parte cronometrada do dia. Mais uma vez será fundamental ter atenção com os pneus.
1/8 – Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km
A sexta etapa se inicia por pistas rápidas e sinuosas de areia dura, que se estreitam a partir do km 80, quando o terreno muda para a piçarra. Travessias de riacho e alternância entre piçarra e cascalho levam até o abastecimento. A partir daí, atenção para um trecho sinuoso com piso de pedras soltas, em que as máquinas tendem a escorregar. Estradas de areia pesada e trechos de trial marcam os últimos 30 km.
2/8 – Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km
A especial avança por estradas vicinais que alternam piso de areia e piçarra, com bastante navegação. Trechos de trial são o principal desafio nos quilômetros finais.
3/8 – Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km
Nada de refresco no último dia, que pode decidir a prova. A especial em laço exigirá muita navegação atravessando trechos de mata com partes de trial.
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km