Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Rainha Elizabeth II completa 95 anos nesta quarta-feira

A monarca, que já tem o reinado mais longo da história do Reino Unido, deverá manter uma celebração privada no Castelo de Windsor apenas com familiares mais próximos.

O Sul
por  O Sul
21/04/2021 09:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A rainha Elizabeth II completa 95 anos nesta quarta-feira (21), no primeiro aniversário sem ter ao seu lado o marido príncipe Philip, morto aos 99 anos no início do mês, em mais de 70 anos em que eles estiveram juntos.

A monarca, que já tem o reinado mais longo da história do Reino Unido, deverá manter uma celebração privada no Castelo de Windsor apenas com familiares mais próximos.

Foto: Divulgação/The Royal Family

A família real ainda cumpre até sexta-feira (23) com um período de luto, mesmo após o funeral de sábado (17) que marcou o fim do luto oficial decretado pelo governo britânico.

Filhos e netos da rainha, incluindo o príncipe Harry que ainda não voltou aos Estados Unidos, deverão estar ao lado da monarca na primeira das duas datas anuais de seu aniversário.

Dois aniversários

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926 com o nome de Elizabeth Alexandra Mary e se tornou rainha aos 25 anos de idade, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI. Nesta data então é comemorado o aniversário da rainha, mas a cerimônia oficial é realizada apenas em junho. É possível dizer que ela tem direito a dois aniversários.

Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

Segundo a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu.

Aniversário na pandemia

Essa é a segunda vez que o aniversário de Elizabeth II é celebrado dentro das restrições impostas por causa da pandemia do coronavírus. Tradicionalmente, o aniversário da monarca é saudado com disparos de canhão no Hyde Park, na Torre de Londres e em Windsor, mas, a exemplo do ano passado, não há celebrações oficiais.

É a segunda vez, em seu reinado de 69 anos, que a homenagem não acontece. As celebrações de junho também foram canceladas, informou um porta-voz do Ministério da Defesa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE