Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Quinta-feira de chuva e transtornos em cidades do norte e Vale do Itajaí, em Santa Catarina

Cidades do litoral, como Penha, Itajaí e Balneário Camboriú, também foram afetadas pela enxurrada. Parque Temático do Beto Carrero também foi afetado.

NSCTotal
por  NSCTotal
06/02/2020 21:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As fortes chuvas registradas em Santa Catarina provocaram alagamentos, deslizamentos e deixaram moradores ilhados nesta quinta-feira (6). Os locais mais atingidos são os municípios de Garuva e Guaramirim, no Norte catarinense, e Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Cidades do litoral, como Penha, Itajaí e Balneário Camboriú, também foram afetadas pela enxurrada.

Segundo relatório da Defesa Civil emitido no fim da tarde desta quinta, ao menos sete cidades do Estado registraram algum tipo de ocorrência por conta de temporais e 15 registraram volumes consideráveis de chuva. Dessas, duas estão em estado de alerta devido a quantidade de água acumulada: Garuva e Ilhota.

Casas foram atingidas pela inundação(Foto: Prefeitura de Garuva, Divulgação)

Em Garuva, onde choveu 307 milímetros nos últimos três dias, a prefeitura decretou situação de emergência. As fortes precipitações ocasionaram inundações de imóveis e vias públicas, alagamentos, erosões em residências devido ao rompimento de tubulações.

A prefeitura abriu abrigo público para atender a população e o espaço permanece disponível para quem precisar.

Em Garuva, choveu 302 milímetros nas últimas 72 horas(Foto: Raphael Augustus, NSC TV)

Em Ilhota, onde choveu 197 mm no mesmo período de tempo, não havia relato de alagamentos até o fim da tarde desta quinta, mas a Defesa Civil busca novas informações sobre o município.

No último relatório enviado pela Defesa Civil de Santa Catarina, no início da noite desta quinta, além de Garuva, os municípios de Itapema, Gaspar, Brusque, Joinville, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú tiveram relato de ocorrências mais sérias.

Deslizamentos e comunidades isoladas

Principais ruas do centro e da área rural ficaram alagadas(Foto: Prefeitura de Guaramirim, Divulgação)

Em Guaramirim, a Defesa Civil informou que o Morro do Schmidt está instável, apresentando rachaduras e recalques e que um trecho da SC-108 foi interditado. Há pelo menos 10 pontos de deslizamento na cidade. Além disso, duas comunidades em Tibagi e João Pessoa estão ilhadas, deixando mais de 30 pessoas desalojadas.

A chuva forte que cai desde a manhã desta quinta-feira no Litoral Norte intensificou no início da tarde e bloqueou o trânsito na avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú.

Durante a tarde, o prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, reuniu o gabinete de crise na prefeitura para um plano de ações. A orientação é que moradores e turistas evitem sair de casa e se deslocarem pela cidade, exceto em casos de necessidade. Devido aos alagamentos, o trânsito atravancou em toda a cidade.

Rua em Barra Velha ficou intransitável(Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução)

As chuvas desta quinta-feira (6) estão causando transtornos em cidades do Vale do Itajaí. Em Brusque, 40 residências ficaram alagadas no bairro Santa Luzia. Já Gaspar e Luiz Alves registraram alagamentos pontuais e quedas de árvores. Também foram registrados alagamentos e deslizamentos em outras cidades do Estado.

Também há registro de alagamentos em Blumenau, onde a Rua Araranguá ficou alagada. Em princípio não houve danos a residências, apenas um pequeno estrago em via pública, segundo a Defesa Civil.

Rua Araranguá, próximo à Capela Santa Luzia(Foto: Junior Galon, Arquivo Pessoal)

Pontos de alagamento em Brusque

Rádio Cidade/Brusque

Em Brusque os pontos de alagamentos registrados pela Defesa Civil foram nos bairros Primeiro de Maio e Santa Luzia, rua Itajaí, rua Felipe Schmidt e bairro Águas Claras.

“Solicitamos que em qualquer situação adversa a comunidade utilize o número 199 ou o 3396-7413. A Defesa Civil de Brusque está com quatro equipes montadas e na rua para realizar o atendimento à população", pediu.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque informou que a cabeceira de duas pontes caíram. Uma delas, na rua Ponta Russa, teve de ser interditada. A estrutura dá acesso a casas de três famílias.

A outra, na rua Sebastião Rossinsky, bairro Águas Claras, afetou a mobilidade de 12 famílias. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, as 40 casas alagadas estão localizadas na rua Hermínio Pavesi, no Santa Luzia.

Durante as chuvas de maior intensidade, mais de 100 famílias ficaram ilhadas e sem acesso. Os agentes da Defesa Civil de Brusque também atenderam duas ocorrências de queda de árvore sobre um imóvel no bairro Ponta Russa.

Gaspar e Luiz Alves

Foram registrados alagamentos pontuais em quatro pontos de Gaspar e em algumas ruas da região Braço Elza, em Luiz Alves. Porém, já no início da tarde a situação estava normalizada.

Em Gaspar, os bombeiros militares atenderam duas ocorrências de quedas de árvores por volta das 10h. Uma delas foi na rua Ivo Silveira, que liga a cidade a Brusque.

A via ficou parcialmente bloqueada, mas os próprios motoristas retiraram alguns galhos antes mesmo da chegada dos bombeiros. Depois, os socorristas removeram a árvore do acostamento e de parte da pista.

Um carro ficou danificado no estacionamento de um hospital gasparense após uma árvore cair sobre ele. Apesar do prejuízo, ninguém ficou ferido.

Avenida Osvaldo Reis e ruas transversais estão alagadas (foto: Luiz Carlos Souza)

A chuva forte que cai desde a manhã desta quinta-feira no Litoral Norte intensificou no início da tarde e bloqueou o trânsito na avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú. Vários veículos que tentaram passar pelo alagamento acabaram retornando na contramão.

Avenida José Medeiros Vieira, na Praia Brava (foto: Reprodução)

A Praia Brava foi um dos bairros mais atingidos pela enxurrada desta quinta-feira em Itajaí. Diversas ruas fora afetadas, inclusive a beira-mar, Avenida José Medeiros Vieira. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a via se transformou em um "rio", no início da tarde.

A chuva foi intensa - 50 milímetros em três horas, de acordo com a Defesa Civil - mas esta é a primeira vez que a Praia Brava é afetada desta maneira nos últimos anos. Moradores antigos do bairro relacionam a piora no escoamento ao processo de verticalização - há diversas obras em andamento.

Reprodução NSCTotal

A enxurrada que atinge o Litoral Norte nesta quinta-feira (6) provocou alagamentos em diversos pontos de Balneário Camboriú, no Centro e nos bairros. Na Avenida Atlântica, um homem foi filmado remando um caiaque na altura da ciclofaixa.

Alagamento atinge áreas do parque Beto Carrero World

Alagamento no Beto Carrero World (foto: Reprodução)

Penha foi uma das cidades atingidas, nesta quinta-feira, pela enxurrada que causou estragos em boa parte do Litoral Centro-Norte. Um dos locais afetados foi o parque Beto Carrero World, que estava repleto de visitantes.

Imagens que circulam nas redes sociais, de autoria desconhecida, mostram os turistas caminhando em meio à água na entrada da área temática Madagascar.

Em um comunicado, o parque informou que houve uma sobrecarga temporária no sistema de drenagem, devido ao volume de chuvas - mas que as atrações permaneceram funcionando. Os visitantes receberão um passaporte extra para retornar gratuitamente ao parque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE