Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Quatro Irmãos: secretaria entrega mudas frutíferas para pomares domésticos

Cada inscrito recebeu um kit com 10 variedades de laranja valência a ameixeira pluma sete.

Secom Prefeitura de Quatro Irmãos
por  Secom Prefeitura de Quatro Irmãos
21/08/2023 09:02 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O secretário municipal de Agricultura, Silvano Dogenski, promoveu nesta terça-feira (15) a entrega das mudas de árvores frutíferas aos produtores inscritos no programa municipal de incentivo na formação e diversificação de pomares domésticos. O ato teve a presença do presidente do Legislativo Municipal, Valdecir Luiz Toigo; do secretário municipal de Saúde, Vantuir Oliveira. 

As inscrições ocorreram durante a primeira quinzena do mês de junho e em menos de 50 dias as mudas chegaram nas propriedades. Mais de 600 mudas foram entregues.

A iniciativa do setor público municipal foi bem recebida, pois o meio rural de Quatro Irmãos, notadamente os vales dos rios (Padre e Erechim), onde estão presentes os pomares cuidados com atenção especial, desde os primeiros momentos da chegada dos pioneiros, alemães, italianos e polonês, tem identidade com a cultura de cítricos.

RECEBIMENTO

Os primeiros produtores chegaram cedo da manhã no Centro Administrativo 2, onde estão abrigadas as Secretarias de Obras; Habitação, Meio Ambiente e Urbanismo; Secretaria de Agricultura e o Escritório Municipal da Emater RS; e de extensões da Secretaria da Fazenda.

RESULTADO

Algumas das variedades poderão apresentar os primeiros frutos já em 2024, explica o Eng. Agrônomo, Diba Zorzanello – do escritório municipal da Emater RS -, que atua no apoio técnico à Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo do programa municipal de incentivo a formação de pomares domésticos com variedades de frutíferas com origem genética garantida, foi de contribuir com nível de qualidade da saúde das famílias determinadas em permanecer trabalhando no meio rural.

No entanto, alguns itens precisavam ser preenchidos, entre eles, o de não estar inadimplente com o município, como forma alertar aos produtores dos benefícios que representa estar em condições de inclusão nos programas de apoio sem custo.

 “A saúde depende, em parte da boa alimentação, assim como o crescimento e desenvolvimento físico e mental das crianças. A disponibilidade de frutas produzidas no próprio pomar motiva o hábito de consumi-las regularmente e em quantidade suficiente. Desse hábito resultará o adequado suprimento de minerais e vitaminas que o corpo humano necessita”.

O texto acima deu suporte ao projeto de autoria do governo municipal, ainda no lançamento do programa e abertura das inscrições, no dia 5 e encerramento no dia 23 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE