Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Quase 100 mil pessoas aguardam na fila por prova prática para CNH no RS

Na última sexta-feira, deputados e integrantes do DetranRS participaram de uma audiência pública para encontrar soluções para que o problema seja minimizado.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
26/10/2021 21:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de candidatos que cumpriram as etapas anteriores e estão na fila aguardando pela realização da prova prática para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não para de crescer no Estado. Segundo o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), o cenário atinge cerca de 97,5 mil pessoas.

Foto: Antonio Paz_Palácio Piratini

Conforme a autarquia, os motivos para a formação de filas para as provas práticas vão desde aqueles que não querem fazer o exame, seja porque ainda desejam realizar mais aulas, preferem esperar passar a pandemia, ou, até mesmo, desistiram do processo por qualquer outro motivo, até o impacto provocado pela própria pandemia, que fez com que a quantidade de exames aplicados fosse drasticamente reduzidas, chegando, em alguns momentos, a 25% da quantidade usual.

Por conta disso, na última sexta-feira, deputados estaduais e integrantes do Detran-RS participaram de uma audiência pública para minimizar os efeitos e encontrar soluções. Entre elas, o deputado Giuseppe Riesgo (Novo), proponente do encontro, se comprometeu a dialogar com a Casa Civil para a diminuir a fila de espera e valorizar a produtividade dos profissionais a partir do número de provas por mês, para que eles possam realizar um maior número de exames.

Atualmente, o tempo de espera para a realização das provas práticas varia de acordo com cada Centro de Formação de Condutores (CFC), sendo em que há casos de agendamento para daqui a um mês, e outros, com datas disponíveis apenas em janeiro do ano que vem.

Durante a audiência, o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, estimou o período de 12 meses para a normalização da fila, vinculado à manutenção dos 40 servidores contratados de forma emergencial e a ampliação do quadro de funcionários para 60 aplicadores.

Em nota à reportagem, no entanto, a autarquia afirmou não ter como mensurar qual será a estimativa de prazo para normalizar os atendimentos, uma vez que o órgão está atuando no limite da capacidade, aplicando cerca de 55.000 exames por mês.

Em paralelo, o DetranRS também está desenvolvendo uma série de ações, como o Programa de Melhoria dos Exames Práticos, a realização de forças-tarefa, além da abertura de turmas extras. O órgão destaca que desde de julho deste ano, mesmo em semanas com maior aproveitamento de vagas pelos CFCs, esse índice não passa de 85%, o que indica o “desperdício” de cerca de 15% do total de vagas semanais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE