Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Educação

Quais são os candidatos que podem solicitar reaplicação do Enem?

A solicitação deve ser feita entre 13 e 17 de novembro por meio da Página do Participante

Redação AU/com informações do Jornal O Sul
por  Redação AU/com informações do Jornal O Sul
07/11/2023 09:24 – atualizado há 48 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No último domingo, 5 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 contou com a participação de milhões de estudantes. Entretanto, caso um candidato tenha faltado devido a uma doença contagiosa ou problemas de logística, ele terá a oportunidade de realizar a prova em uma data alternativa.

O edital deste ano prevê a possibilidade de reaplicação da prova em certas circunstâncias. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, essa reaplicação está agendada para os dias 12 e 13 de dezembro. Para requerer a reaplicação, o candidato deve fazer a solicitação no período entre 13 e 17 de novembro por meio da Página do Participante.

Doenças infectocontagiosas

No caso de doenças infectocontagiosas, os candidatos ausentes devido a essas condições podem solicitar a reaplicação das provas. As doenças que se enquadram nessa categoria são:

Tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

No entanto, se um candidato se sentiu mal durante a aplicação do exame, mas não retornou ou não completou as provas, ele não terá direito à reaplicação.

Problemas logísticos

Além disso, problemas logísticos também podem justificar a reaplicação, tais como desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de aplicação, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falhas no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erros na execução dos procedimentos que causem prejuízo comprovado ao candidato. Nesses casos, o candidato afetado deve comparecer no segundo dia de aplicação, que ocorre em 12 de novembro, e solicitar a reaplicação apenas para o primeiro dia.

Aqueles que foram alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros de sua residência indicada na inscrição também têm direito à reaplicação da prova.

Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer a solicitação na Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade da reaplicação, conforme especificado no item 4.2.3 do edital, como diagnóstico da doença.

Prazo para solicitar e data de reaplicação

É importante ressaltar que o prazo para solicitar a reaplicação é limitado, ocorrendo entre os dias 13 e 17 de novembro, e não serão aceitos pedidos após esse período. De acordo com o edital, está prevista apenas uma oportunidade de reaplicação, com as datas marcadas para 12 e 13 de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE