Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

PT entra no STF contra decreto de Moisés que proibiu linguagem neutra em SC

A linguagem neutra, que utiliza termos como “todes” e “todxs”, é considerada um meio de inclusão e defendida pelos movimentos LGBTQIA+.

DC/NSC
por  DC/NSC
05/07/2021 20:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal (STF), em que questiona o decreto do governador Carlos Moisés (PSL) que proíbiu o uso da linguagem neutra em Santa Catarina. Para o PT, a medida fere os princípios constitucionais da igualdade, da não discriminação, da dignidade humana e do direito à educação.

Divulgação/DC/NSC

Na ação, que foi protocolada nesta segunda-feira (5) pela presidente do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, o PT pede que os efeitos do decreto sejam suspensos de imediato pelo Supremo e para que o governador seja intimado a prestar esclarecimentos.

Um dos argumentos utilizados pelo PT para levar a discussão ao STF é o fato de que o decreto de Santa Catarina tem servido como exemplo para medidas semelhantes em outros estados. A ação cita uma indicação apresentada à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo deputado Douglas Garcia, que sugere a publicação de decreto com o mesmo teor ao governo estadual.

A linguagem neutra, que utiliza termos como “todes” e “todxs”, é considerada um meio de inclusão e defendida pelos movimentos LGBTQIA+. A ação argumenta que o decreto de SC, "além de estar fortemente marcado pelo traço da censura prévia ao proibir o uso da linguagem neutra de gênero, viola preceitos fundamentais por impedir que alunos da rede pública possam se moldar e formar suas identidades em um ambiente livre e democrático, assim como os servidores públicos de se identificarem assim como bem entendem”.

O decreto foi assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 15 de junho. O texto estabelece a proibição do uso de linguagem neutra em instituições de ensino, públicas e privadas, e também em documentos oficiais. A medida representou um aceno de Moisés à ala mais conservadora da Alesc – a deputada Ana Campagnollo (PSL) participou do ato de assinatura do decreto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE