Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação PSDB
Política

PSDB oficializa candidatura de Eduardo Leite ao governo do RS

O deputado Gabriel Souza deve ocupar a vaga de vice. A aprovação do nome será feita em reunião da executiva, nesta semana

Correio do Povo
por  Correio do Povo
31/07/2022 20:06 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi em clima de festa que o PSDB oficializou, em convenção neste domingo, a candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado. Com o teatro da Amrigs lotado, o nome do ex-governador foi aprovado com unanimidade pelos convencionais, que sob aplausos, gritos de incentivo e bandeiras empunhadas bradavam a candidatura do ex-governador. A convenção também selou a aliança dos tucanos com o União Brasil e o Podemos, mas não confirmou os nomes de quem ficará na vice e ao Senado.

A convenção ainda aprovou a aliança do PSDB com o União Brasil e o Podemos. As lideranças dos partidos estiveram presentes e ocuparam espaço ao lado de Leite no palco, assim como o presidente estadual do Cidadania, partido federado com o PSDB, Cezar Baumgratz. Luiz Carlos Busato, presidente do União Brasil e anteriormente cotado para vaga de vice, afirma “orgulho de ter participado desse governo que virou a história do Rio Grande do Sul”.

Uma possível aliança do PSD foi indicada para aparecer, mas não se fez presente. Nesta segunda, o partido decide, em convenção, em qual chapa a pré-candidata ao Senado Ana Amélia Lemos deve ficar. A tendência é o apoio aos tucanos. O Podemos, que no último domingo aprovou a reeleição do senador Lasier Martins, pode recuar na indicação do senador, que deve concorrer a deputado federal.

Em um discurso que durou 30 minutos, o tucano chamou a militância para ir às ruas em busca de apoio, fez promessas em caso de reeleição e, na maior parte do tempo, relembrou os feitos da sua gestão. Pregou, ainda, “a política do bem”, por meio de falas que endossaram a realização de uma campanha através do discurso, “do debate de ideias” e do “combate à intolerância". “Nós estamos aqui para dizer que não vamos nos omitir, vamos levar a mensagem do amor, da esperança, do diálogo. Estar no centro não é ficar em cima do muro, é saber o que fazer”, afirmou.

Ao longo da sua fala, também relembrou o MDB, o qual classificou como “um governo pouco organizado apesar de todos os esforços” mas que “foi parceiro e nos ajudou a continuar construindo soluções”. Em 2018, o candidato do MDB, José Ivo Sartori, perdeu a reeleição ao governo do Estado para Leite. Posteriormente, veio a compor a base tucana e neste domingo, em convenção, decidiu quase que simultaneamente - e por um placar bem apertado - que participaria da chapa de Leite. 

Deputado Gabriel Souza deve ocupar a vaga de vice

O presidente estadual do MDB, Fábio Branco, confirmou, ao final da convenção do partido neste domingo, que a vaga de vice na chapa encabeçada por Eduardo Leite (PSDB) será ocupada pelo deputado estadual Gabriel Souza (MDB). A aprovação do nome será feita em reunião da executiva, nesta semana.

A garantia foi dada durante coletiva de imprensa concedida pelo dirigente e por Gabriel após a convenção na qual o partido aprovou a coligação com o PSDB, derrotando, por 27 votos, a tese da candidatura própria. Entre os 473 delegados que votaram, 239 escolheram a aliança ao PSDB com a indicação do vice na chapa tucana, 212 optaram pela candidatura própria, 18 votaram nulo e quatro entregaram cédulas em branco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE