Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 30 de junho

Aniversariantes em junho de 2022 terão renovação automática

Secom/RS
por  Secom/RS
02/06/2022 09:18 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os pensionistas, aposentados e militares inativos do Estado seguirão dispensados da prova de vida até 30 de junho de 2022, sem prejuízo dos seus benefícios.

A realização de prova de vida para os pensionistas e inativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul (RPPS/RS) já estava suspensa desde 2020 e foi novamente prorrogada até 30 de junho de 2022, conforme alteração prevista na Instrução Normativa IPE Prev 7/22, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (1/6).

Durante o período de suspensão, diversos órgãos trabalharam em novas soluções para facilitar o processo, entre elas a opção de realizar a prova de vida por meio de reconhecimento facial através do app Servidor RS. O desenvolvimento da ferramenta envolveu Procergs, IPE Prev, secretarias da Fazenda e de Planejamento, Governança e Gestão.

A ferramenta foi disponibilizada em janeiro inicialmente apenas para aparelhos com sistema operacional Android e para pensionistas que quisessem testar essa nova modalidade. Cerca de 500 pensionistas utilizaram-na.

Informações sobre o retorno da obrigatoriedade da prova de vida e da disponibilidade da ferramenta no sistema operacional iOS serão divulgadas até 30 de junho.

Biometria facial

Para fazer a renovação da prova de vida por reconhecimento de biometria facial, é preciso ser pensionista por morte IPE Prev e baixar o app Servidor RS.

Um pré-requisito para o pensionista do IPE Prev estar apto a realizar o recadastramento pelo app Servidor RS é que seu benefício esteja ativo. A prova de vida está liberada para todos os graus de dependência, exceto para pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e para pensionista filho menor (e equiparados). Também é preciso ter carteira de identidade emitida a partir de 2006 ou ter carteira de motorista atualizada, ambos documentos emitidos no Rio Grande do Sul.

Como fazer a prova de vida pelo app ServidorRS:

• Baixar/acessar o app ServidorRS

• Realizar login pelo gov.br

• Clicar no botão “Recadastramento de pensionista”

• Concordar com o termo de uso

• Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)

• Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular

• Realizar a validação facial

    Para conferir orientações sobre o recadastramento de pensionista por reconhecimento facial pelo app Servidor RS, clique aqui..

    Dúvidas

    Inativos: atendimento.dgf.te@sefaz.rs.gov.br

    Pensionistas: www.ipeprev.rs.gov.br

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE