Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Protótipo de respirador da UPF é submetido a protocolo de testes em animais

Primeiros testes em suínos foram realizados na última semana no Hospital Veterinário da UPF e foram considerados satisfatórios por pesquisadores, médicos e técnicos que acompanharam.

Rádio Uirapuru
por  Rádio Uirapuru
25/05/2020 22:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade


Quase dois meses após a primeira versão ser concluída, o protótipo de respirador de baixo custo desenvolvido por professores e técnicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) avança para sua terceira etapa. Na última semana, pesquisadores deram início ao protocolo de testes em animais. Com o auxílio de médicos veterinários do Hospital Veterinário da Instituição e acompanhado de perto por um médico pneumologista, o respirador foi testado em suínos, de 20 e 80 kg, em duas etapas. Uma, realizada na quarta-feira, dia 20 de maio, e outra na quinta, dia 21.

Adriano Toazza

Durante os testes, foi possível utilizar todo o potencial do respirador e segundo um dos responsáveis pelo projeto, o professor do curso de Engenharia Elétrica, Dr. Adriano Toazza, os testes foram satisfatórios. “Em termos de equipamento, da parte eletrônica, o teste foi satisfatório. Conseguimos utilizar todo o potencial do respirador, os seus mínimos e os seus máximos, tanto no primeiro teste, com suíno menor, como no segundo, com um animal maior, quando precisamos utilizar o ventilador ao limite. Ele funcionou bem em todos esses sentidos”, comentou.

Todo o processo de preparo dos animais foi realizado e acompanhado por uma equipe de médicos veterinários do HV. Para isso, os suínos, um de 20kg e outro de 75kg, foram sedados e posteriormente anestesiados e entubados. “Os animais foram mantidos sob anestesia injetável semelhante ao protocolo de indução e manutenção de coma em humanos. Durante o procedimento, estes pacientes foram mantidos sob ventilação mecânica utilizando o aparelho produzido pela Universidade. Os animais se mantiveram estáveis durante todo o procedimento e também após a recuperação anestésica”, afirmou o médico veterinário Leonardo Fornari.

Além dos engenheiros e médicos veterinários, os primeiros testes também contaram com a colaboração do médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina (FM) Me. Vinícius Buaes Dal Maso, que integra a equipe de desenvolvimento do protótipo. De acordo com o professor, a evolução que o grupo tem tido no desenvolvimento do equipamento é satisfatória e, por isso, ele acredita que logo ele estará finalizado. “Estamos em uma fase de aperfeiçoamento. A gente sempre vai querer aprimorar mais, mas acredito que logo vamos ter um resultado que seja bom e suficiente para iniciar mais testes e poder disponibilizar para fabricação. Depende de uma série de fatores, mas a experiência que tivemos nos primeiros testes com suínos foi muito boa, já atendeu aos requisitos básicos, agora vamos fazer alguns aprimoramentos”, disse.

Adriano Toazza

Nova resolução

Os próximos passos a partir de agora são, de acordo com Toazza, adequar o equipamento à nova resolução da Anvisa, RDC 386/2020, publicada no dia 15 de maio, que define critérios e procedimentos extraordinários para fabricação, comercialização e doação de equipamentos do tipo “ambu automatizado”, destinados a atendimento e suporte hospitalar emergencial a pacientes com dificuldade para respirar. “Já observamos que temos que aumentar alguns valores, algumas características em relação ao que a gente tem. Por exemplo, nós trabalhamos com pressão até 40, a resolução diz que tem que ser até 50, o tempo de inspiração a gente vai até 1,2 segundos e a resolução determina 2 segundos, temos que trabalhar também volume, que não estávamos trabalhando e a frequência respiratória vai até 40 rpm e nós estamos trabalhando até 30. Então, essas questões serão observadas para a próxima versão do aparelho”, explicou o professor. Depois de realizadas estas adequações, novos testes devem ser realizados no dia 3 de junho.

Conheça o projeto

Desde o início da pandemia de Covid-19, um grupo de engenheiros e pesquisadores da UPF vem trabalhando no desenvolvimento do protótipo de respirador automatizasse a ventilação pulmonar realizada pelo ambu, e que serviria como alternativa em caso de um cenário grave de falta deste tipo de aparelho. A ideia do protótipo foi baseada na ventilação manual de emergência, em que o profissional da saúde manipula manualmente um instrumento chamado ambu, para ventilação mecânica de um paciente. O primeiro protótipo foi desenvolvido em apenas cinco dias e é 13 vezes mais barato do que um respirador convencional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE