Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Proposta que permite derrubar decisões do STF avança na Câmara com apoio de partidos

A proposta é de conter os excessos dos ministros do Supremo Tribunal Federal em temas que são de competência do Legislativo.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
28/09/2023 19:12 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite ao Congresso Nacional derrubar decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou fôlego nesta semana - com o apoio de diversos partidos e bancadas -, e foi protocolada nesta quarta-feira (27) com 175 assinaturas. A expectativa agora é que a PEC 50/2023 avance na Câmara, diz publicação do jornal Gazeta do Povo.

A chamada "PEC do equilíbrio entre os poderes" foi proposta pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG) para conter os excessos dos ministros do Supremo Tribunal Federal em temas que são de competência do Legislativo, segundo explica o parlamentar.

A proposta altera o art. 49 da Constituição Federal para estabelecer a possibilidade de o Congresso Nacional sustar, por maioria qualificada dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, decisão do Supremo Tribunal Federal transitada em julgado, que extrapole os limites constitucionais.

Assim, Sávio explica que a PEC tem um caráter "educativo", para que se cumpra o que a Constituição estabelece, que é o princípio dos pesos e contrapesos, ou seja, "um poder é sempre moderado por outro poder".

"Isso já existe na relação entre o Legislativo e o Executivo, já existe na relação do Judiciário sobre o Legislativo - se um deputado comete um crime, ele pode e deve ser preso, se o Congresso aprova um projeto de lei inconstitucional, o Supremo tem o poder de revogar. E se o Supremo, através de alguns de seus ministros, toma uma decisão inconstitucional, fazer o quê? Não ficou remédio na Constituição para isso", afirma o deputado.

Além disso, Domingos Sávio garante que a proposta não tira prerrogativas e não afronta o STF, mas diz que quando a decisão da Corte extrapolar os limites constitucionais, o Congresso poderá por maioria constitucional e qualificada, de 3/5 em dois turnos de votação na Câmara e no Senado, revogar essa decisão do STF.

"Caso aprovada a minha PEC, nós estaremos criando um remédio para evitar abusos do Supremo, mas um remédio que só será usado em situação absolutamente extrema, por isso não é um remédio que um deputado, um partido ou um pequeno grupo se arvore a querer revogar decisão do Supremo", explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE