Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto testa Erechim será aplicado esta semana

A pesquisa consiste na realização de 2.000 (dois mil) testes rápidos de detecção do vírus, os quais serão aplicados sistematicamente em famílias residentes em todos os bairros.

Ascom
por  Ascom
08/07/2020 15:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul, realizará em Erechim o projeto de testagem rápida para a detecção do vírus causador da Covid-19 e, nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho. Essa pesquisa visa detectar pacientes assintomáticos em todos os bairros da cidade, a fim de verificar a velocidade de alastramento do novo coronavírus. Tal ação, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, é para evidenciar subnotificações dos indicadores do Estado, uma vez que, no Rio Grande do Sul a cada infectado teremos, em média, sete pacientes assintomáticos.

A pesquisa consiste na realização de 2.000 (dois mil) testes rápidos de detecção do vírus, os quais serão aplicados sistematicamente em famílias residentes em todos os bairros. O Projeto Testa Erechim será realizado de duas maneiras: nas áreas já cobertas pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), e na área central do Município, cujo acesso será feito in loco, seguindo as coordenadas previamente definidas por sorteio, pela equipe de professores da UFFS.

Metodologia

Na primeira possibilidade, a identificação do local de testagem será feita através dos endereços já existentes nos cadastros dos agentes comunitários de saúde (ACS) e a testagem será definida mediante visita prévia do profissional, que orientará que o paciente vá até a UBS de seu bairro em horário pré-determinado para a coleta do exame. Aos cidadãos que não tiverem condições de deslocamento, os profissionais executarão o teste nas residências dos selecionados. Na área central da cidade, onde não existem os serviços da Estratégia de Saúde da Família, as testagens serão feitas através de identificação do endereço in loco, comparecendo a equipe junto à residência do sorteado.

As definições de quais famílias participarão da pesquisa será feita por sorteio aleatório, o qual determinará a proporção de testes aplicados considerando a densidade populacional dos bairros. Dentre as unidades residenciais sorteadas, será feita a testagem de apenas um integrante da família, a ser definido pelos próprios moradores do local. Os testes serão aplicados pela Equipe das Unidades Básicas de Saúde.

Considerações

Os objetivos da pesquisa são identificação dos níveis de contágio do vírus e porcentagem de imunização frente a pandemia. Já na próxima semana serão divulgados os dados coletados, o que possibilitará se ter uma noção realística da situação em nossa cidade. Estão envolvidos no projeto em torno de 150 colaboradores, dentre estes, profissionais da área de saúde, administrativos, motoristas e outros.

O Secretário Municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, afirma que “a pesquisa será de extrema importância para termos uma noção de quanto o vírus está se espalhando em nossa cidade, e o que podemos melhorar no combate à doença e discutirmos protocolos de tratamento”. Ele ainda destaca a importância da colaboração da população para o bom andamento do Projeto. 

É primordial que o cidadão receba as equipes de trabalho que estarão identificadas com crachá da Prefeitura para que façam a testagem e assim possamos ter uma visão mais clara da situação em Erechim”, pontua Dércio Nonemacher.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE