Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Projeto sustentável de estudantes erechinenses está entre os 15 melhores do Brasil

O trabalho foi selecionado para a fase nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, da Fundação Santillana

Vicente Giesel Hollas/AU Online
por  Vicente Giesel Hollas/AU Online
26/09/2023 09:53 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, de Erechim, desenvolveram o projeto ‘Inovação Sustentável, impressão 3D a partir de garrafa pet’ para a disciplina de Iniciação Científica, que promoveu eventos em todo o Estado. O trabalho foi classificado para a final do concurso, que será em novembro, em Porto Alegre.

A criação dos estudantes consiste na transformação de garrafas pet em filamento para a utilização em impressoras 3D, sem a necessidade de compra de material industrializado. Os alunos também optaram por empregar o sistema de escrita tátil braile, para que pessoas com deficiência total consigam identificar, por meio do tato, qual é o nome da respectiva peça produzida pela impressora.

Posteriormente à inscrição no evento estadual, o projeto também foi inscrito no Prêmio Escolas Sustentáveis, da Fundação Santillana, que contou com a participação de 720 projetos de instituições de ensino brasileiras. O trabalho ficou entre os 15 classificados para a fase nacional.

Diogo Conte/Divulgação
“O projeto representa uma conquista para nós, alunos. Conseguimos pegar um dos materiais em abundância no mundo e transformá-lo, de forma simples, em material para imprimirmos peças em 3D com baixo custo, o que serve de estímulo para os demais estudantes, além de auxiliar as pessoas portadoras de deficiências, como a visual”, afirmou um dos criadores, Diogo Bernardo Conte.

Os cinco melhores projetos do Brasil participarão, ainda, de etapa internacional do Prêmio, que também envolve escolas do México e da Colômbia. Um dos critérios de avaliação para selecionar os projetos que irão para tal etapa é a votação pública, que pode ser feita neste ou em outros projetos por meio do link: https://www.premioescolassustentaveis.com/home

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE