TRÂNSITO

Projeto que extingue taxa do CRLV aguarda sanção de Eduardo Leite

Medida aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa pode gerar economia de cerca de R$ 700 milhões por ano aos proprietários de veículos gaúchos.

Por Redação AU Publicado em há 5 horas

O Projeto de Lei nº 599/2023, de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Rio Grande do Sul, aguarda a sanção do governador Eduardo Leite para entrar em vigor. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa no início deste mês.

Segundo o autor do projeto, a cobrança perdeu sua finalidade após a digitalização do documento de licenciamento dos veículos, implementada em 2019. A taxa havia sido criada para custear a impressão e o envio do CRLV, procedimento que deixou de existir com a adoção do formato eletrônico.

O prazo para manifestação do governador termina em 7 de julho. Caso seja sancionada, a medida permitirá que os proprietários de veículos deixem de pagar a taxa já nos próximos licenciamentos. Se não houver manifestação dentro do período legal, o projeto será aprovado automaticamente por meio da chamada sanção tácita.

Rodrigo Lorenzoni afirmou esperar que o Executivo respeite a decisão unânime do Parlamento. Para o deputado, a extinção da cobrança representa uma medida de justiça ao contribuinte e de adequação à realidade atual dos serviços digitais.

Durante a tramitação da proposta, estimativas apontaram que o fim da taxa poderá gerar uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões por ano para os proprietários de veículos em todo o Estado.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados