Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Projeto que extingue pensão vitalícia de ex-governadores deve ser apreciado nesta terça

Sessão desta terça-feira será a última da Assembleia antes do recesso.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
13/07/2021 14:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os deputados estaduais gaúchos participam, nesta terça-feira (13), da última sessão plenária antes do recesso parlamentar. Na oportunidade, os parlamentares se debruçarão sobre três projetos do Executivo, que trancam a pauta de discussões, e devem votar também o texto que extingue a pensão vitalícia de ex-governadores e viúvas.

Matéria está à frente da Lei de Diretrizes Orçamentárias na ordem de votação. Foto: Joel Vargas/Agência ALRS

O autor da matéria, Pedro Pereira (PSDB), chegou a defender a proposta em plenário na semana passada – momentos antes da sessão ser interrompida por falta de quórum. Com isso, o projeto permaneceu na ordem pela quarta semana consecutiva. Há a expectativa de que a adesão dos deputados seja suficiente para a aprovação.

“São nove ex-governadores e quatro viúvas que recebem mensalmente, cada um, mais de R$ 32 mil e com direito ao 13° salário. É uma vergonha, uma aberração. Todos sem exceção recebem outras remunerações. São R$ 6 milhões, ao ano, que o estado gasta para bancar estes privilégios”, afirma Pereira.

Na prática, o texto revoga a Lei nº 7.285, de 23 de julho de 1979, que trata da pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas. Algumas bancadas já se manifestaram abertamente em prol do projeto – como é o caso do NOVO, liderado pelo deputado Fábio Ostermann, que preside a Frente de Combate aos Privilégios da Assembleia.

“Em pleno 2021, com uma legislatura que já extinguiu diversos privilégios, não tem o menor cabimento a manutenção de pensão para ex-governadores, independentemente da sua duração. O dia para acabar com este benefício é hoje, na sessão da Assembleia”, opina o parlamentar.

Debate acelerado

A matéria que extingue as pensões vitalícias aparece à frente da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na ordem do dia – e, como esta é a última sessão antes do recesso, os deputados devem acelerar o ritmo do debate para reduzir as pendências. Antes, o PLC 163 de 2021, que pode dar início à extinção da Metroplan, deve ser discutido.

Tramitam em regime de urgência, ainda, o PLC 165 2021 – que suspende o prazo de validade dos concursos públicos até o controle da pandemia de Covid-19 – e o PL 164 2021, que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) a transferir a titularidade de parte da ERS-030 ao município de Santo Antônio da Patrulha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE