Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Projeto na área de saúde do idoso tem foco no atendimento a portadores de alzheimer

Atualmente, a expectativa de vida no RS é de 78 anos, sendo a quinta maior no Brasil.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
03/03/2020 23:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um projeto inovador na área de saúde do idoso, com ênfase em orientações a familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer e outras demências é a proposta de uma parceria entre o governo do Estado e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul (SBGG/RS).

Em reunião com Singer, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria, Arita recebeu livro do escritor Fernando Aguzzoli Peres - Foto: Neusa Jerusalém / Ascom SES

O assunto foi tratado pela secretária da Saúde Arita Bergmann e pelo presidente da SBGG/RS, João Singer, nesta segunda-feira (2/3). Singer estava acompanhado pelo jornalista e escritor Fernando Aguzzoli Peres, representante do Instituto Global Brand Healdt/Atlantic Fellows, organizações internacionais que atuam na área de equidades. Na oportunidade, o escritor entregou exemplares do seu novo livro Vovô é um super herói à secretária Arita e à diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Costa.

“Como a expectativa de vida da população gaúcha aumenta a cada ano, o governo do Estado considera o atendimento em saúde do idoso uma prioridade nesta gestão”, afirmou a secretária Arita. Segundo ela, a ideia é formar uma parceria interinstitucional para efetivar um serviço com atendimento por telefone, como uma linha de socorro aos familiares e cuidadores (no estilo Help Live), começando pela rede básica de saúde.

É considerada idosa a população com 60 anos ou mais. Atualmente, a expectativa de vida no RS é de 78 anos, sendo a quinta maior no Brasil. Na liderança se encontra Santa Catarina, com 79,4 anos. A menor média pertence ao Maranhão, com 70,9 anos. De acordo com o IBGE, a população geral do Estado é de aproximadamente 11,3 milhões de habitantes, sendo 18,2%,de idosos, o equivalente a cerca de 2 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE