Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Projeto Integrador da Fisioterapia da URI beneficia recicladores

Os alunos visitaram os locais da reciclagem e fizeram avaliações a fim de conhecer a realidade local e dos associados.

Secom URI
por  Secom URI
28/12/2022 08:19 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Projeto Integrador em Fisioterapia III, do Curso de Fisioterapia da URI, foi realizado pelos alunos do 6o semestre e supervisionado pelas professoras Karine Malysz e Zequiela C. Russi. O tema “Intervenção Fisioterapêutica” cumpriu as etapas da Metodologia Ativa através da Problematização abordando duas associações de Recicladores de Lixo de Erechim.

Os alunos visitaram os locais da reciclagem e fizeram avaliações a fim de conhecer a realidade local e dos associados. Em seguida, realizou-se um levantamento dos principais problemas encontrados com sugestões de soluções. Após, foram realizadas intervenções fisioterapêuticas nas associações e na Clínica Escola, na URICEPP, objetivando minimizar alterações musculoesqueléticas decorrentes das atividades laborais, com ênfase na redução do quadro álgico e ajustes ergonômicos nas bancadas destinadas à separação do material (lixo), além da produção de folder com orientações posturais.

Após o término do projeto, os alunos fizeram um painel com materiais recicláveis revelando pontos importantes das vivências. Para as professoras, a importância desse projeto vai além do olhar profissional, pois o ensino precisa se reinventar e incentivar práticas cada vez mais humanizadas e estimuladoras, oportunizando ações que busquem sensibilizar os futuros profissionais para o cuidado integral de todos os seres humanos nas diversas fases da vida.

Para a estudante Lívia Scalabrin, “o Projeto Integrador mostra uma realidade diferente da nossa e nos faz pensar no próximo. Ele me ensinou sobre como a fisioterapia é muito mais que exercícios, é sobre ver obstáculos e aprender com eles e como podemos adaptá-los para o melhor, é sobre tentar ajudar o próximo, é sobre fazer o bem”.

A aluna Brenda Nunes relata: “Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que por meio do seu trabalho contribuem de maneira muito positiva para nossa sociedade. Sinto que cresci tanto como estudante de fisioterapia e como pessoa durante o tempo que realizei o projeto. Pude enxergar as coisas de uma nova maneira e desenvolvi mais o meu olhar como futura profissional. Também foi importante para ver que o trabalho em conjunto transforma vidas e, consequentemente, a nossa sociedade”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE