Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto estabelece que a cada criança nascida na cidade uma árvore seja plantada em Erechim

O projeto de autoria do vereador Claudemir de Araújo (PTB) foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Erechim desta segunda-feira (08).

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
09/11/2021 10:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Erechim desta segunda-feira (08), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 57, que institui o “Projeto Raízes de Erechim”. O projeto é de autoria do vereador Claudemir de Araújo (PTB), e prevê o plantio de uma muda de árvore a cada registro de nascimento de criança no município. De acordo com o projeto, a muda da árvore deverá ser plantada em local apropriado.

De acordo com o parlamentar a iniciativa tem como finalidade estimular o município de Erechim a adotar medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental.

“O projeto funciona da seguinte maneira. Para cada criança nascida e registrada no município de Erechim é plantada uma muda de árvore em área degradada com uma placa indicativa do nome da criança, data de nascimento, nome da espécie vegetal e data do plantio. Além disso, cada criança receberá um certificado “Criança Amiga da Natureza”.

De acordo com o projeto empresas e entidades poderão participar em parceria com o Poder Público doando as mudas de árvores. Além do plantio feito pelo município, as mudas poderão ser disponibilizadas aos pais que mostrarem interesse que a família realize o plantio, em até 90 dias após o nascimento da criança, que deve ser feito preferencialmente em área urbana, observadas as regras de urbanismo da legislação vigente, mediante aprovação do órgão responsável pelo meio ambiente.

O vereador Araújo enfatiza que as árvores ajudam a amenizar a temperatura, aumentam a umidade do ar, nos dão sombra, filtram a poluição, absorvem a água da chuva, evitando enchentes, e até bloqueiam a entrada de barulho e poeira em nossas casas – sem contar que deixam qualquer lugar mais bonito. “A iniciativa deixa a cidade mais verde e, de quebra, é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE