Projeto de pesquisa realizado em parceria com a URI é aprovado na Chamada Universal CNPq/MCTI

Iniciativa voltada ao desenvolvimento de sensores nanométricos para detecção de herbicidas em água reforça a cooperação científica entre Brasil e Argentina e avança na inovação para a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Por Ascom URI Publicado em 27/11/2025 21:50 - Atualizado em 27/11/2025 22:45

Um projeto de cooperação internacional, desenvolvido pela URI (Universidade Regional Integrada), UNIVATES (Universidade do Vale do Taquari), e a UNAM (Universidad Nacional de Misiones), na Argentina, acaba de ser aprovado na Chamada Universal CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), sob o nº 44/2024.

Professora Clarice Steffens coordena a pesquisa

O projeto, que tem como título, “Sensores nanométricos para detecção de compostos triazínicos em água: Inovação para sustentabilidade e conservação dos recursos hídricos”, reforça a cooperação internacional entre as referidas universidades, ampliando o intercâmbio de conhecimentos e fortalecendo a integração acadêmica, representando um importante avanço científico e institucional para os grupos de pesquisa.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Dra. Clarice Steffens, da URI Erechim, “o projeto visa desenvolver sensores em escala nanométrica capazes de detectar, com alta sensibilidade e seletividade, resíduos de compostos triazínicos em amostras de água. Esses herbicidas, amplamente utilizados na agricultura, podem representar risco ambiental quando presentes em concentrações elevadas ou persistentes nos recursos hídricos. Nosso objetivo é criar sensores eficientes e de baixo custo que possibilitem um monitoramento mais preciso e acessível, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e para a preservação do meio ambiente.”

A aprovação do projeto evidencia a relevância da pesquisa aplicada para enfrentar desafios contemporâneos relacionados à qualidade da água e ao uso responsável de insumos agrícolas. Além do impacto tecnológico e ambiental, a iniciativa contribui para a formação de recursos humanos qualificados, envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado em atividades de pesquisa avançada. Além disso, a parceria entre as instituições fortalece os programas de Pós-Graduação, amplia a produção científica conjunta e consolida redes de colaboração internacionais.